O OVO DE OURO*
Certo casal de
portugueses foi ao mercado europeu comprar uma galinha poedeira de raça.
Aparentemente um galináceo igual a tantas outras galinhas de banal raça porque era dotada de bico, penas, pés tendo aquele jeito meio bobalhão de andar à cata de minhocas.
Pela matina seguinte quando a mulher foi ao galinheiro recolher os ovos,
apanhou um grande susto, assim se dando inicio a esta fabulástica estória que vos envolverá até ao final das vossas vidas, caso não migrardes para parte incerta!
No ninheiro a sortuda camponesa encontrara um ovo como até então nunca houvera visto!
Um fantástico ovo... em
ouro!
Não havia ali qualquer parentesco com o galo de Barcelos!
Poderia ter achado uma apetitosa cenoura de Nantes para encher o ôlho ou uma couve de Bruxelas para encher as algibeiras... mas não!
Tinha que ser exactamente... um ovo de ouro!
A mulher pegou no ovo com a mão direita, cheirou-o, lambeu-o, examinou-o detalhadamente... não lhe restando quaisquer dúvidas... aquele ovo era mesmo de ouro puro!
Cobrindo-o com um pano velho para que a vizinhança não o topasse, saiu correndo da capoeira, indo contar a boa nova ao marido que dormia tão sossegado...
- Acorda! Olha o que eu encontrei no ninheiro da galinha que
comprámos ontem no mercado europeu!!!.
Estremunhado, o homem olhou o ovo dourado, pegando-o,
medindo-o, lambendo-o, pesando-o e por fim soltando um grito que se ouviu a sete léguas de distância, exclamou para a mulher:
"dois likes
para o povo"
- Mulher, esse ovo é de ouro puro! Estamos ricos!
Perante a evidência do facto, a mulher foi alvitrando:
- Estás a ver como foi bom irmos às compras ao mercado europeu? Com um único ovo posto por esta galinha ficámos imediatamente ricos! Imagina
como ficaremos com o resto dos ovos que esta poedeira traz na barriga. Vamos
esventrá-la para lhe retiramos os restantes ovos e as moelas e com o dinheiro
da venda do ouro compraremos um palácio, um automóvel topo de gama, sairemos à noite e passaremos as próximas férias viajando pelo mundo fora!
-Tem
calma mulher. Primeiro vamos aguardar que a nossa galinha ponha mais ovos!
Assim foi. Para além deste, de cinco em cinco anos a galinha pôs mais outros dois ovos de ouro e entrementes o casal, cego de ambição, não desperdiçou meças no tempo!
Como aquilo estava a dar e esperançados com os ovos no cú da galinha, os camponeses mandaram construir um
palácio, compraram dois bólides topo de gama ostentando o simbolo da forquilha...
...saíram à noite para festas de arromba, alistaram-se em todos os concertos de verão que havia na época e, por terra, mar e ar, calcorrearam terras da cochichina, partindo à descoberta de ociosos mundos!
E à velha galinha que jamais voltou a pôr outro ovo... foi-lhe destinado o dia do juízo final em que na esperança de lhe extrair as moelas e mais ovos de ouro, o homem correu até à
cozinha, munindo-se dum luminescente facalhão com que sofregamente decapitou, decepou, estraçalhou e esventrou a desgraçada poedeira...
Aberto o corpo da bichana, foi enorme a decepção, pois dentro da galinha o casal só
encontrou caca e tudo o demais que é normal acharmos dentro de qualquer raça de galinha.
Tripas, coração, moelas, fígado, rins e muito, mesmo muito sangue que sobrou para uma óptima cabidela...
O terceiro ovo de ouro que ainda guardavam e era tão oco e estéril quanto os seus dois irmãos, vencidos cinco anos tiveram que o entregar à Troika,
uma loja internacional de penhores, acabando os camponeses por ficar mais pobres que dantes, deixando de terem poder de compra e trocando acusações, passaram o resto da vida fazendo ginásticas financeiras na tentativa de liquidar as dívidas e os juros da miragem europeia...
- Ó mulher! Se ficámos mais pobres foi por tua causa.
- Não, a culpa é tua, hóme da minh'alma, que não tiveste paciência.
- Minha?! Não! A culpa é toda tua porque foste ambiciosa!!!
*Versão troikista da fábula de Esopo.
5 comentários:
Caro Cidadão abt;
Transcrevo na íntegra um mail que recebi e se encaixa aqui na perfeição.
«3 Governos no continente e ilhas, 333 deputados no continente e ilhas, 308 câmaras, 4259 freguesias, 1770 vereadores, 30000 carros, 40000 fundações e associações, 500 assessores em Belém, 1284 serviços e institutos públicos! Aqui está uma das razões pela qual, somos sobrecarregados com impostos.
Para a Assembleia da República Portuguesa ter um número de deputados equivalentes à Alemanha, teria de reduzir em mais de 50%...
O POVO PORTUGUÊS NÃO TEM CAPACIDADE PARA CRIAR RIQUEZA SUFICIENTE, PARA ALIMENTAR ESTA CORJA DE GATUNOS!É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE PORTUGAL É O PAÍS DA EUROPA EM QUE SIMULTÂNEAMENTE SE VERIFICAM OS SALÁRIOS MAIS ALTOS A NÍVEL DE GESTORES/ADMINISTRADORES E O SALÁRIO MÍNIMO MAIS BAIXO PARA OS HABITUAIS ESCRAVIZADO e ISTO É ABOMINÁVEL! ACORDA, POVO! ESTAS, SIM, É QUE SÃO AS GORDURAS QUE TÊM DE SER ELIMINADAS E NÃO AS QUE O GOVERNO FALA»
Além destes, muitos mais há por cá a mamarem na mesma teta!
Se calhar não é a troika, o BCE e o FMI que nos maquiam com a taxa dos juros a 1%.
Ás páginas tantas é o parasitismo dos usurários da banca nacional que com a cumplicidade dos nossos governantes está bem encaixada neste processo e nos cobra os empréstimos ao erário publico a uma taxa de 6% de juros!
Há primeiro que fazerem uma transferência directa do FMI para os cofres do Estado Português e deixar de alimentar os oportunistas do regime.
Caro cidadão!
E o povo é que paga!!!E o povo continua a pagar!!!
Esquecemos a nossa História !Belos tempos em que se esbanjava as riquezas vindas do Oriente e de África !Era a época dos Descobrimentos em que se vivia faustosamente ,abandonando a agricultura ,a indústria,a produção!O povo abandonou as terras ,correndo para o litoral.
Seguidamente,veio a desgraça:o País mergulhou na recessão...
É caso para dizer que "o esquecimento e a ignorância "se pagam bem caros!
Aonde está a sabedoria dos nossos políticos?
Um abraço.
Pois é Cidadão. É preciso começar a chamar os opurtunistas pelo devido nome e esse deixo-o à consideração de cada um.
Os "OPORTUNISTAS", que ao longo destes últimos anos se tem andado a arregassar com dinheiro que não existe, querem fazer crer ao povo que este também tem culpa do "fraco" rendimento da galinha dos ovos de ouro e como tal, deve também sofrer as consequências.
Enquanto o povo não começar a vaiar a CANALHA OPORTUNISTA e ELITISTA, jamais se libertará deste sofrimento.
Por isso, porque não começar por esse OPORTUNISTA administrador da empresa municipal, que "criou" um TACHO para sí próprio, sobrecarregando os munícipes abrantinos com taxas e tarifas garantindo o chorudo ordenado que aufere e demais regalias?
O povo português tem que mostrar que também os tem no sítio.
Cumprimentos ao Cidadão e ao presidente OPORTUNISTA do conselho de administração da empresa municipal.
Olá, Horta F's!!!
Esta resposta ao seu comment's veio tardia, mas chegou!
Como deve ter constatado pela evolução social das semanas seguintes à postagem deste artigo, o povo saíu à rua exactamente para vaiar os oportunistas dos regimes e no próximo sábado dia 29/9 de 2012 há mais contestações nas avenidas da capital portuguesa! Repare bem que para acalmarem os ânimos do povo, os senhores ministros e seus conselheiros resolveram troikar o nome à TSU!
Mais, tão-lhe a dar numa ínfima parte das 800 fundações e com tendência em errarem os alvos!
Ressalvando algumas excepções, o activismo em Abrantes é algo bastante acomodado ao sistema!
O pessoal desta santa terrinha ainda toma o futebol e as novelas pela realidade!
Ciber-saudações!
Enviar um comentário