.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

sábado, 1 de junho de 2013

LARGO DO SOBRAL


LARGO DO SOBRAL

 Os bonicos estão para o Zé Burreco tal como o Largo do Sobral está para os pegachos. 
Finalmente a regeneração urbana terá chegado à aldeia das casas baixas!
Primeiro as fitas delimitadoras da obra, depois o contentor de engenheiros e como as árvores morrem de pé, ao fim de seis noites e sete dias desataram a abater nas que refrescavam o Largo do Sobral, vulgo Largo do Cruzeiro... ou vice-versa,  alegando os sábios municipais que as raízes dos plátanos levantavam a calçada, que as malditas árvores causavam alergias, que o espaço tinha assombração a mais bem podendo ser melhor aproveitado para eventos comerciais e bolsas de estacionamento automóvel... e como a evolução tecnológica mudou o conceito de lazer, faz ali falta uma zona wireless para que o pessoal possa computar à brava!
A ver vamos se a seguir à requalificação, aqueles que busquem os acepipes pegachos não terão que meter o petisco no parquímetro ou desfrutar um selinho à moda tubuca...
Pode ser que não...
De acordo com as expectativas e as altas influências de Hitoyoshi, foram designadas três espécies arbóreas supostamente hermafroditas, não produtoras do tal pólen que fecunde os sinos e as amígdalas dos humanos e tendo as suas raízes quadradas, se encaixam na perfeição entre os paralelos da calçada sem os arregaçar, facilitando a posterior extracção através de breve equação.
Serão nomeadamente castanheiros da índia, magnólias e prunus...
E porquê, prunus?! 
Porque entre amendoeiras e ameixeiras, o prunus dá para os dois lados e na dúvida para qual o vegetal se virará, os autarcas aguardarão que o tronco cresça, a flor desabroche, o fruto ecloda e aí sim...
Será ameixeira ou amendoeira!
As palmeiras vão ter que sair dali excepto a da germinação com a Ribeira Brava, sendo-lhe alargada a caldeira por ter uns palmitos jeitosos!
Metendo botas ao caminho de questionar os juves locais sobre a identidade das árvores abatidas, se seriam aciprestes, pinheiros ou caliptos, respondem que não fazem a mínima!
Indagando-lhes a opinião sobre das obras de requalificação a desenrolarem-se na sua terra, entre SMS's, abreviações orais, pastilhas elásticas, ypslowns e kappas, responderam yá :-/ ñ kurtir essas cenas ((:-« e kas políticas não é ;o( a sua praia... :-(
Abordando-os sobre as festas que decorrerão nos tempos mais chegados e aí sim, mandaram os ypslowns e os kappas borda fora, dizendo ter bué da convites no facebook :-) uma agenda complicada a repartir entre raves, festivais de músicamodinhas ao litro na Tenda do Gaddafi e outros tantos arraiais semeados pelas freguesias ;-D)) 
A juventude está mais virada para o divertimento... Quer dizer, há alguns que têm consciência ambiental mas na sua generalidade vivem fora do Pego, razão para que se adiantem aqui uma sequência de imagens do antesapós o abate, prevenindo-os de ataque cardíaco no dia que retornem à casinha dos avós!
Não se saindo bem-sucedido da incursão, cá o Cidadão passou a palavra aos papás dos petizes, concluindo que sabem o nome das árvores abatidas mas quanto à beneficiações do Largo do Sobral, o feedback foi concentrado na liga...
Os clubes que alinham na primeira divisão, o Benfica, o Sporting, o Futebol Clube do Porto, o Jesus, o Mourinho o Ronaldo e...
Tremoços!
Sai mais um pires de tremoços!
C'um catano... E mais uma rodada de cerveja!
Está certo... O povão necessita distracção.
Indagando os avós dos moços, de imediato mostraram a sua desolação para com o crime ambiental porque os plátanos sempre refrescaram a zona e ressalvando alguns alérgicos às árvores mais ninguém se queixava eles, sendo necessário aparecer uns iluminados de fora para depois de tantos anos descobrirem que as árvores estavam ali mal!

-Aquilo é para encher os bolsos de mais alguns! Querem plantar outras árvores que se calhar nem vingam neste sítio e a natureza e o ambiente são mais importantes que os carros para agora porem ali uns estacionamentos e se calhar aquilo vai ser mais um largo para dar ganho ao stand. Falam que a gente assim nã convivia como deve de ser!

-Antes a gente já nã sentava ali nas sombras das árvres a conversar umas horas, ou quê?Dizem c'as copas tavam a ficar muito juntas. Atão como é que davam fresco e sombra se nã tivessem juntas? Os gajos nã sabem podar as árvres? À torrêra é que nã fica lá ninguém! E agora, quantos mais anos essas árvres vão demorar a fazer-se?
-São engenhêêros! Êh, pá! O parque dos miúdos não estava bem assim? Foi arranjado há pouco tempo e agora nã serve?!! Os gajos meteram borracha no chão já para aquilo durar menos tempo. Dizem que vão pôr candeeiros novos! Estes não bondam? Estão avariados?

-Deve de ser daqueles candeeiros do Sócras! Dizem c’até vão acabar com os muretes porque são umas barrêras que pr’ali tão mas logo a seguir espetam com mobílias urbanas?! Nã se entende esta gente!

-Quer-se dizer. Tiram dali os bancos porque impeçam à gente para depois lá irem prantar umas tralhas mais modernas. Vá-se lá perceber esta malta! Só para gastar dinheiro! Vêm aí as eleições e é um fartar vilanage para caçarem os votos ao pessoal!
-A ver se os gajos se esquecem do cruzêro! Às tantas tambéim o tiram dali para fora! Estes engenhêros que estudaram nos livros a destruírem assim as prantas estão mas é dando cabo do futuro da terra! Que é por causa das alergias! Alergia tem mas é ela às àrvres! Veio pr'áqui fazer o mesmo  que fez no cabeço! Parece que lá no Rossio do Cabeço aquilo nã lhe correu de feição e ela teve de arrepiar caminho. Com a malta a fazer barulho agora diz que vai cortar as árvres por fazis e há uma que está inclinada por cima do quiosqui, como não seja normal as árvres serem torcidas... Depende das podas, do vento a dar-lhes e da luz para se fazerem. Aqui c'as raízis estavam a dar cabo do chão... Quer-se dizer c'as que para aí vêm nã têm raízis ou crescem para baixo. A ver se pero Tramagal, no Ribêro Sêco nã prantaram prátanos há beim pouco tempo! Deviam era pôr-los a todos aléim a beberem água na pia dos burros, que nã se perdia nada, nã sinhôr...!
-O quê? O futuro desta terra?

-Sim sinhôr! Desta terra e do praneta intêro, sinhôr...!

Não faça caso das conversas, ciberleitor... São apenas as opiniões de dois insignificantes Velhos do Restelo.
A saga prossegue  »»»»»  em Largo do Sobral