.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

sábado, 24 de novembro de 2012

AGRURAS


AGRURAS

   Depois de prolongado retiro na residencial sénior de Belém, comunicando esporadicamente com alguns portugueses seus amigos através do facebook e naturalmente por intermédio das tecnologias de informação, recebendo indagações sobre o seu existencialismo e estado de saúde, se bem quando o Exmo. Senhor Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, num passe de mágica apareceu em Espanha, amparado pelo homem de massa má e pelo sujeito passivo que numa atitude geriátrica lhe terão trocando o pin da bandeirinha portuguesa por uma coisinha redonda, azul e douradinha igual às outras da XXII Cimeira Ibero-Americana, prevenindo a situação para que depois de uma rapidinha ao dãã-bliú-cê de Cádiz, o adereço nacional não se lhe apresentasse subitamente invertido na lapela e como sabereis, um homem prevenido... vale por dois... 
Não fosse igualmente o Senhor Silva entrar em desnorte, perder-se algures em território castelhano e enveredando por errante caminhada, apenas viesse a ser achado meses adiante, entornando bué da litrosas numa desbunda de vacaciones da Páscoa, e em ritmo techno, dançando desenfreadamente a Lambada com as fogosas moçoilas de Lloret de Mar !!...
É um risco acrescido das pessoas com doença de Alzheimer que as torna confusas, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta, acabando por não se reconhecer a si mesmas quando abismadas frente ao espelho...
Para retardar esta patologia degenerativa recomenda-se pois que num acto de cidadania activa, é recomendável que volta e meia o povo se junte frente à residencial sénior de Belém e bata em latas, tachos e panelas vazias, que sopre em vuvuzelas, accione shelltoxes de ar comprimido, liberte um ou outro petardo, grite e escreva frases garrafais em faixas de considerável dimensão e mostre as mamocas ao Senhor Presidente...
...para assim estimular os órgãos sensoriais do guardião da Constituição da República, contribuindo para que o senhor se mantenha o mais consciente e lúcido possível e de quando em vez possa chegar-se à janela acenando solenemente ao povo omnipresente, que nem um Papa do Vaticano em plena bênção do Urbi et Orbi!
O Relvas e o Macedo darão um jeito nas policias para aguentarem duas horas a levar na pinha, aguçando a sua eficácia no ordenamento do território envolvente... e assim exorcizarem o hábito fatela de se unirem ao povo que participa nas manif's!
A exposição ao público foi andando menos mal enquanto o chefe de estado do sítio português foi abrindo e fechando a boca sem algo de concreto balbuciar, até chegado o momento em que resolveu pronunciar-se sobre o que lhe ia nas mágoas...
Os ouvintes não contariam porém que dentro de si, o Senhor Silva guardasse rancores de décadas, talvez a mais plausível razão para o sepulcral silêncio que antecedeu as suas palavras públicas ficando os portugueses sabedores que as agruras do Senhor de Boliqueime se prendem a azedumes com o primeiro-ministro que se manteve empoleirado na República Portuguesa entre os anos de1985 e1995 do século passado!
Azedume é um sentimento que se arrasta e dói sem se ver...
Ferida que dói e não se sente... 
Um contentamento descontente, uma dor que desatina sem doer... Um não querer mais que bem-querer e solitário andar por entre a gente e nunca contentar-se de contente e cuidar que se ganha em se perder... Um querer estar preso por vontade e servir a quem vence e ter quem nos mate a lealdade...
Onde é que cá o Cidadão abt já leu isto?!
Ah! Foi qualquer coisa escrita pelo Luís Vaz de Camões... que via mais só com um ôlho do que muita gente vê com os dois!
Posteriormente à cimeira, falou o Senhor Presidente da República Portuguesa na sessão de abertura do 22ºCongresso das Comunicações, esperançado que os Bavas, os Belmiros e osTónhos lhe oferecessem uns quantos cartões e pen’s com plafond’s de minutos para gastar no gadjet pessoal, assim seleccionando o facebook com os info-íncluídos que ainda detêm uns tostões no fundilhos das algibeiras para aceder a essas tretas da Internet:
 
“Numa altura em que urge criar riqueza no país e gerar novas bases de crescimento económico, é necessário olhar para o que esquecemos nas últimas décadas e ultrapassar os estigmas que nos afastaram do mar, da agricultura e até da indústria, com vista a produzirmos, em maior gama e quantidade, produtos e serviços que possam ser dirigidos aos mercados externos”.

S'tá desta côr porque o discurso foi cinzento e radicalmente implacável para com o seu antecessor ministerial!
À primeira impressão ficamos a saber que o chefe do estado a que isto chegou se esqueceu do que se passou neste rectângulo durante as últimas décadas, confirmando que dia após dia, o seu estado de senilidade se vem acentuado de sobremaneira, ao considerar os estigmas que nos afastaram do mar, da agricultura e da indústria, numa excelente indirecta ao primeiro-ministro que à época governara esta jangada!
Ora toma lá que é para abrires a pestana!
Aí sim, o Senhor Silva tem sobejas razões para malhar forte e feio no visado!
O fulano que a seu tempo possuiu as rédeas da República Portuguesa e cujo nome de momento não vem à idéia, porque pese hiperactivo, também este Cidadão começa cedendo a sérias complicações de saúde, ora bem, em antecipação às leis pseudo-comunitárias, o tal cromo resolveu mandar calibrar os tomates, as laranjas, as maçãs e os kiwis cultivados pelos portuguesitos, mandou alargar as malhas das redes e reduzir as frotas de pesca e, com o dinheiro enviado pelas oligarquias comunitárias de cariz invasor, subsidiar replantações intensivas de umas quantas espécies arbóreas e transgénicas e ainda sob a égide do desenvolvimento de uns quantos banqueiros amigos da usura transcontinental com crédito em paraísos fiscais, incentivar ao consumismo desenfreado e ao fartar vilanagem que levou à iminente capitulação do actual estado critico da nação, suspeitando-se que o tal fulano, para poder escapar a tão acintosas criticas, agora andará escondido algures entre os reposteiros de algum palácio!
É evidentemente a isto que o big-boss da boina se refere e como tal, tenha fortes razões para alimentar ódios figadais pelo seu antecessor que na tal década se iniciou na gloriosa fornicação da soberania nacional, dando azo à conjuntura que coloca o actual Presidente da República na situação periclitante que agora, fulo de todo, o faz andar às aranhas!
Está previsto que com a chegada do final do ano, o idoso mais experiente de Belém desabafe estas agruras remanescentes do passado no prefácio do seu próximo livro de intervenções, Roteiros VII a saltar para as bancas nos primeiros meses do ano de 2013!
No esforço de recuperação da memória a longo prazo, recomendam-se ao senhor Silva tomas diárias de Cerebrum! Aguardemos expectantes por um exemplar!