.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

OS DE.VOTOS


OS DE.VOTOS


Eram onze horas e uma parga de minutos do lindo feriado15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora ao Céu quando o impensável sucedeu na aldeia de Casais de Revelhos e este, um post que desde há alguns tempitos estava prestes a entrar no forno! 
Aqui vai!
Talvez pelo espaço no templo ser restrito ou por assim o entender melhor, o certo é que o padre-cura resolvera celebrar missa no átrio da Igreja Cristã...
Já os fiéis se imbuíam em suas preces quando inusitadamente, um trio de derradeiros devotos acrescentaram-se à cena, nos comandos de quão bela carripana recolectora de resíduos sólidos...
Eram os almeidas da sagrada pegada ecológica, digníssimos candidatos a paleolíticas ferraduras!
Entre Ave Marias, améns e Pai Nossos, a indiferente tríade resolveu recolher os lixos depositados nos cinco verdes contentores sitiados junto ao adro onde se praticava quão religioso culto!
Local da ocorrência
Abafando a homilia junto ao púlpito improvisado, o roncar do motor, as compassadas batidas das tampas nos garfos condutores e os putrefactos aromas emanados das genunflectóricas básculas induziram inovadoras crenças nos fiéis de Casais...

“Senhor, tende piedade de Nós...”

Valha-nos Nossa Senhora da Conceição!
Não havia nexexidade!

“Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós...”

O motor roncava, os contentores batiam castanholas, os cheiros difundiam-se no espaço e os fiéis por’li prostrados, deveras reforçando suas aflitivas preces...

“Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Creio que estes gajos vieram zombar connosco, Creio na divina paciência do padre-cura, Creio no Espírito Santo para me conter, Creio que a presidenta deveras ensurdeceu...”

De credo na boca, foi mais ou menos assim que prosseguiu a oração dos fiéis a Santo Expedito...
“Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, socorre-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, protege-me.
Ajuda-me, Dá-me força, paciência, coragem, firmeza, contenção e serenidade. Atende ao meu pedido de levar daqui para fora este trio de almeidas inoportunos.
Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estes minutos difíceis, protege-me de todos que me possam prejudicar a concentração, protege-me as narinas e protege-me a famelga de algum resíduo sólido que se possa soltar. Por favor, atende ao meu pedido com urgência. Devolve-me a paz, a tranquilidade, a concentração e o ar puro destas paragens.
Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei o teu nome a todos quantos têm fé... se me atenderes estas preces, claro está!”
Tudo isto presenciado pela passividade das edilidades da terra e arredores que por'li perfilavam em cerimoniosa primeira linha!
“A carga pronta e metida nos contentores, adeus aos meus amores que me vou p'ra outro mundo. É uma escolha que se faz e o passado foi lá atrás. A carga pronta metida nos contentores e adeus aos meus amores que me vou p'ra outro mundo. Num voo nocturno dum cargueiro espacial, não voa nada mal isto onde vou p'lo espaço fundo. Mudaram todas as cores, rugem baixinho os motores e numa força invencível deixo a cidade natal Não voa nada mal pela certeza dum bocado de treva e de novo Adão e Eva a renascer no outro mundo Voltar ao zero num planeta distante com memória de elefante talvez... O outro mundo é uma escolha que se faz e o passado foi lá atrás. Nasce de novo o dia nesta nave de Noé com um pouco de fé.

-Ah! Pois!...

Esta foi a oração dos Xutos & Pontapés!

Graças a Deus poderemos ser ateus, agnósticos, descrentes, professarmos outras fezes, convicções politicas ou quiçá pretendermos manifestar os nossos desalentos por nos fazerem laborar no dia de Nossa Senhora da Conceição mas afigura-se-nos de mau tom, de falta de civismo e de falta de respeito, não nos dando o direito de atropelarmos o normal decorrer dum culto de fé que envolve parte considerável da população da aldeia.
Mais valia os almeidas terem ido dar uma curva ao bilhar grande ou rolar até Vila Lobos enveredando pelo caminho do Vale da Vinha onde encontrariam a pegada da burra de Nossa Senhora que para estes esmerados senhores seria um ícone na realização das suas vidas podendo decalcarem a figura da rocha, para seu logótipo!
Quanto ao condutor do veículo,  merece nota negativa em Exame de Psicologia do Tráfego,  nomeadamente nas áreas do cognitivo e do afectivo, especificamente em termos de saúde mental,  avaliação de valores e interesses,  responsabilidades, estabilidade emocional,  capacidade de resistência à frustração e espírito de cooperação!