.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

CORTA-FITAS


CORTA-FITAS


Esgrimindo uma tesoura mais pesada do que o tamagotchi, a presidente da Camara Municipal de Abrantes inaugurou as novas instalações de um stand de automóveis usados que se mudou de freguesia, dentro da mesma área administrativa...
Perante o espanto da massa critica, com pompa e circunstância de uma cena provinciana digna de parceria, a promiscua cerimónia de cortar a fita rosa do particular ocorreu no transato sábado 18 de Fevereiro, tendo a imprescindível cobertura radiofónica do órgão de comunicação social engrupido no regime que em diretos e outros horários nobres insistiu em remeter para as ondas hertzianas diversos spots orientados à temática, onde a presidente do Céu teve oportunidade de exercer a sua retórica, tecendo amplos elogios ao comerciante que em tempo de vacas magras consegue pôr bezerros a produzir leitinho gordo e o padre cura, dando largas ao turibulo, espalhou água benta por tudo quanto era BMW, Audi e Mercedes Benz, safando-se o Maseratti que acelera menos do que um mini!
Decerto que os argumentistas foram buscar esta ideia genial à campanha publicitária do eu conto com o incontinente  orientada a consumidores impulsivos, encantando-os do seguinte modo:
“Eu não contava fazer esta ginástica orçamental e com tantas despesas isto era inevitável... A prestação da casa, a escola das miúdas, encher o saco das compras, renovar o guarda-roupa, rechear a despensa, pagar as viagens e tudo o resto... Felizmente conto com o incontinente. Para começar bem o ano pode contar com o incontinente. Conte com porco no espeto, semanas de férias no Algarve e grandes marcas a 50% de desconto! Cá eu, conto com o incontinente!”
Para o ramalhete ser perfeitinho faltou descerrar a bandeira amarela do município cobrindo uma lápide que aludisse à solenidade...
A partir desse momento ficou aberta a possibilidade de todo e qualquer munícipe que pretenda dar início a uma atividade comercial ou queira  transferir o seu ramo de negócio dentro da área geográfica de Abrantes possa contar com a presença da representante máxima da Câmara no sentido de lhe retalhar a primeira fração derivada do bicho-da-seda. Cá ao Cidadão abt perfilou-se a idéia de abrir um equipamento hoteleiro ali para as bandas de Água das Casas... o virócópvs  yéssyá -sociedade anónima, mais propriamente um tasco, sentindo-se este praça no direito de que a presidente da autarquia lhe venha cortar a fitinha grená que circundará todo o perímetro do balcão vinhateiro...
Em troca de tal obséquio, a senhora do Ceu poderá entornar uma taça de lambrusco bem fresquinho, degustando o aromático chouriço assado na brasa servido com umas côdeas de pão de milho, que será especialidade da casa, não esquecendo a presença do senhor cónego da graça que envolto na sua estola, salpicará de benzedura tudo quanto é taça, caneco, jarro, loiça, grelhador, mesa, toalha... duas pipas de doze almudes d'ele, em carvalho francês... e demais artefactos adequados a tal estabelecimento, podendo a senhora do Céu apanhar um respinguinho.
Porco não haverá porque o local será restrito de espaçamento e cá o Cidadão abt não se encontra nas melhores condições físicas nem tem pachorra para andar a correr atrás do suíno, deitar-lhe as gadanhas, cravar-lhe o facalhão, pendurá-lo, sangrá-lo, esgalhá-lo, esventrá-lo, espetá-lo... e mais a mais, a festanga estará aberta a gentes de todos os credos!
Em compensação, nesse dia para os visitantes arranjar-se-à música sempre a bombar, tapas, pataniscas de bacalhau, jaquinzinhos, lagostins do Zêzere, moelas, caracóis, caracoletas, iscas com elas e um fontanário de cerveja à discrição sem aquela placa manhosa a anunciar que o produto está impróprio para consumo humano por falta de análise microbiológica da nascente...
Com bastante mágoa entre os presentes será sorteada uma infernal Famel Z2, máquina monocilíndrica montada em Melres, equipada com motor alemão Zundapp a dois tempos e outros tantos cavalos de potência refrigerados a ar... 
...e considerando a excelente cobertura radiofónica que ressoará em todos os cantantes deste concelho, para que se libertem da antena, será generosamente adiantada uma amarelinha para cada radialista e dez semanas de férias na Ribeira de Codes oferendadas ao grande chefe Jerónimo.
Vá lá, para a Joaninha não ficar a seco, também se lhe arranja um batido de morango.
Dentro desta semana inaugurativa que atravessámos também se iniciaram as actividades lectivas em tês novos centros escolares edificados noutras tantas freguesias do concelho de Abrantes.
As criancinhas por lá jogam às escondidas entre calceteiros, pintores, ladrilhadores, canalizadores e técnicos de telecomunicações embrenhados nos acabamentos, indo uma nota positiva para a adjudicação das empreitadas a algumas empresas sediadas no Concelho de Abrantes, que são o sustento de bastantes munícipes!
-Em qual destes espaços se deverá ter feito anunciar a representante máxima da autarquia para atempadamente cerimoniar o corta-fitas?
-????
-Enganastes-vos redondamente, caros ciberleitores...
Compreendei... Estamos a meio de um mandato e o governo Sócrates já era!
-Não entendestes? Cá vai mais uma dica...
O stand do particular oferecia um automóvel e dez semanas de férias no Algarve...
-Ainda não chegastes lá? E assim?
Devido à desertificação das freguesias rurais, na abertura dos novos Centros Escolares só compareceram as irrequietas criancinhas, alguns pais e outros tantos avós com cara de noites mal passadas...
-Tá difícil de perceberdes, hein? Vá lá! Mais uma luzinha...
À inauguração da festança do stand apresentou-se a elite de munícipes económica e socialmente confortáveis, traduzindo-se numa excelente parceria de protagonismo.
-Não vos cheira ao churrasco? Bah! Frustração! Cá o Cidadão desiste!
As infraestruturas dos organismos públicos podem esperar por melhores núpcias...
Com os três já desflorados, a primeira fitinha a desatar será do Centro Escolar do Tramagal, no dia 25 de Abril...
O Centro Escolar da Bemposta terá a sua liga desmanchada a 17 de Maio...
1 de Junho o Centro Escolar de Alferrarede verá a senhora do Céu tesourar-lhe os cetins!
Um tanto ou quanto inibido na sua desfloração, depois de avançar com as aulas a 29 de Fevereiro, a comunidade letiva do Centro Escolar de Rio de Moinhos levará uma talhadela na sua guitinha a 10 de Junho...
Venha Kushikatsu  com fartura!