.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

domingo, 19 de junho de 2011

TESTE


TESTE


Cá o Cidadão abt em boa hora entrou em campus, acedendo a parte considerável de um teste de Investigação Criminal e Gestão do Inquérito, com respostas múltiplas do tipo americano, para candidatos à carreira de auditores de Justiça, vulgo Magistrados Judiciais, conseguindo igualmente as almejadas soluções...
É-vos proporcionado um excerto para vos poderdes exercitar nos primeiros passos de uma magistral carreira...
Afim de confirmardes os vossos potenciais, no término encontrareis as soluções e se falhardes todas as respostas podeis pensar em optar por outro meio de vida.
Se acertardes em 50% das respostas, havereis que estudar bastante pois são elevadas as médias de ingresso à carreira da magistratura e se tiverdes bastantes dúvidas é preferível copiardes pelo parceiro do lado ou acederdes antecipadamente às soluções pois mesmo que sejais agarrados no esquema, revelais traquejo interpretativo na área da fraude e perfeita familiaridade nas matérias abordadas desde o seu cerne, garantindo uma nota minimamente positiva para vos safardes à maneira e envergardes a toga, abrindo-vos  a possibilidade de mandardes umas marteladas valentes, no futuro! 




Curso Normal de Formação de Magistrados e Auditores de Justiça



 INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E GESTÃO DO INQUÉRITO

Teste de avaliação final
Em cada uma das perguntas com respostas múltiplas, escolha apenas uma resposta como correcta.
1 Em qual das seguintes situações um Juiz deverá decretar mandato de prisão preventiva?

A  Quando o arguido é um autarca acusado de guardar na sua mesinha de cabeceira, um lefacheux de 1850, revólver completamente enferrujado, como herança dos seus trisavós.

B   Quando o arguido numa perseguição entre gangs, dispara rajadas com uma pistola automática de calibre 6.35 na via pública.

C –  Quando o arguido perpetra disparos de fogo real junto aos serviços de urgência de um hospital.

D – Quando o arguido seja acusado de agressão a um agente de autoridade dentro da própria esquadra.
2Em qual das seguintes situações o Magistrado deverá condenar o condutor que impugne uma autuação por infracção à circulação com veículo na via pública:

A –  Se o seu titular, sendo beneficiário do rendimento de reinserção, praticar uma condução perigosa pondo em causa a segurança de pessoas e bens.


B   Desconhecendo as fontes de rendimento, o condutor tiver sido autuado por não provar possuir seguro, ficha de inspecção e imposto de circulação actualizados, de um veículo topo de gama.

C –  Se o titular de um veículo automóvel, embrenhado nas tarefas do exercício da profissão, deixar vencer vinte e quatro horas após o dia e mês correspondentes à data limite da inspecção do veículo.

D –  Se um condutor tiver sido autuado por avançar a uma luz vermelha do sinal luminoso perante a presença de uma viatura policial de fiscalização de trânsito

 Assinale em qual das seguintes situações o Juiz deverá mandatar ordem imediata de detenção por acto ilícito em transportes públicos:

A   Um grupo de delinquentes que num comboio urbano recorra à ameaça física  com um x-acto ou uma seringa afim de extorquir o telemóvel a uma estudante.

B –   Em autocarro urbano, quando a arguida devidamente identificada como religiosa de uma congregação, vulgo freira, não consiga fazer prova da aquisição do bilhete de pequeno percurso, por o ter deixado extraviar.

C –  Em gare de comboios, quando um grupo de delinquentes assalte uma idosa pelo método de esticão, rasgando-lhe os bolbos das orelhas com o intuito de le extrair os brincos de ouro.

D –  Em transporte público, sejam completamente retalhados os estofos dos bancos dos passageiros.
4  Das situações que se perfilam, quando é que um magistrado no exercício das funções judiciais deverá optar pela ordem de prisão preventiva do arguido:

A –  Quando o arguido não consiga evitar a colisão do seu veículo pesado com a traseira de um veiculo ligeiro que termina a manobra de ultrapassagem travando imediatamente à sua frente e na mesma fila de trânsito afim de sair no imediato ramal da auto-estrada, resultando na morte de uma criança familiar de um diplomata.

B –  Quando o arguido, conduzindo uma carrinha de caixa aberta e sob o efeito do álcool invada a metade esquerda da faixa de rodagem indo embater frontalmente com outro veículo que circule no sentido inverso, resultando na morte imediata de uma criança que não é familiar de qualquer diplomata.

C –  Quando o arguido é acusado de agressão violenta a um agente de fiscalização de trânsito em pleno exercício das suas funções.

D –  Quando uma equipe motorizada do Instituto Nacional de Emergência Médica seja violentamente agredida no pleno exercício das suas funções e o equipamento de reanimação completamente destruído, ao tentar salvar um familiar dos próprios agressores
5Em qual dos seguintes actos criminosos o Juiz deverá classificar com maior grau de gravidade.

A –  Assaltar uma média de vinte veículos por mês.

B –  Extorquir compulsivamente a bicicleta a uma presidente autárquica.

C   Magistrada identificada pela polícia municipal, conduzindo veículo automóvel na via pública sob o efeito do álcool, com uma taxa superior a 1.20 gramas por litro de sangue.

D –  Assaltar residências.
6  Em território nacional e ilhas adjacentes, a partir de que idade um arguido desprovido de deficiências psíquicas, adquire imputabilidade penal?

A –  65 anos.

B –  16 anos.

C –    4 anos.

D –  18 anos.
7  Em qual das seguintes situações o Juiz deverá mandatar uma ordem de busca à residência do suspeito:

A Quando o suspeito demonstrar poder de fogo em ambiente de guerrilha urbana.

B – Quando o suspeito fôr indiciado do crime de assalto a carrinha de tabaco.

C – Quando o suspeito fôr indiciado pelo tráfico de estupefacientes.

D –  Quando o suspeito tiver furtado o gelado a uma criancinha.
8Refira em qual das seguintes situações o Juiz deverá considerar haver configuração a acto de terrorismo urbano.

A – Rebentar com a caixa multibanco emparedada num edifício recorrendo à injecção de gás e indução de explosão descontrolada.

B – Dois meliantes agredirem violentamente a murro e pontapé a proprietária de um veículo e o seu progenitor, por estes tentarem evitar que os delinquentes nele pratiquem actos de vandalismo.

C – A funcionária de um infantário assentar uma palmada numa criança mal comportada.

D – Roubar uma caixa multibanco com recurso a retroescavadora.
 9  Qual o principal motivo para que um Juiz decida decretar prisão preventiva a um delinquente:

A Execute um carjaking com recurso à violência.

B – Assalte uma farmácia à mão armada.

C – Existam probalidades de o delinquente poder vir a ser linchado pela população.

D – Pratique acto compulsivo de violação a pessoa adulta ou a menor de idade.


10   De acordo com os seus conceitos, como classifica a insegurança:

A Insegurança evidente e insegurança generalizada.

B – Insegurança efectiva e insegurança latente.

C – Risco de insegurança e insegurança instalada.

D – Sentimento generalizado de insegurança e insegurança efectivamente referenciada.


(...)

Nota:
Se forem encontrados indícios de fraude ou suspeitas de copianço colectivo, como por exemplo a existência de respostas coincidentes nas questões mais dificultosas, este teste será anulado e a avaliação a atribuir a cada um dos examinandos será linearmente correspondente ao valor mínimo da nota positiva para a cadeira de Investigação Criminal e Gestão do Inquérito.
Boa sorte.


Soluções:
1- A,   2- C,    3- B,    4- A,    5- B,    6- D,    7- D,    8- C,   9- C,   10-D