.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

sábado, 1 de setembro de 2012

BIOLOGIA NO VERÃO





BIOLOGIA NO VERÃO


  Da ribeira dos Vales para o rio Torto e deste para o Àquapólis...
Inserido no programa da Ciência Viva no Verão, a Câmara Municipal de Abrantes este ano mandou por duas vezes os seus munícipes à ETAR, ou melhor escrevendo, promoveu duas visitas de estudo ao tratamento da trampa que produzimos!
Uma destas visitas aconteceu em 21 de Julho à ETAR da Cabeça Gorda e outra, em 27 de Julho, à ETAR da Fonte Quente de Alferrarede!
Como o homem é um animal de hábitos e agarrado pelo vício das etares, vai daí, munido de armas e bagagens, este intrépido meteu-se ao caminho, indo visitar a ETAR dos Barros, em São Facundo!
Tanto longitudinal como transversalmente, as ruas encontravam-se remendadas na capital dos gafanhotos!
Se entretanto aquilo não levar um tapete betuminoso em condições, aos primeiros aguaceiros abaterá cerca de 10% na compactação do pavimento, tão sómente porque os habitantes foram “obrigados” a desfazer-se das fossas sépticas, dispendendo 242 €uros do seu bolso para a ligação das águas residuais à rede adutora “privada” de esgotos que encaminha a porcaria para o nóvel Sistema de Saneamento de São Facundo!
Dentro deste âmbito cá o Cidadão resolveu inserir algumas caixas de mensagens constantes das facturas da água dos Serviços Municipalizados de Abrantes no sentido de educarem os seus fregueses na prática de uma  politica ambiental eficaz...
Evidentemente que tais medidas não são aceites de ânimo leve porquanto o dinheiro custa a ganhar e elevadas tarifas se impõem aos munícipes de São Facundo e os retardatários verão a taxa de ligação à adutora da “privada,” elevada para o dobro do valor inicial!
Seguindo o rasto do alcatrão remendado, a coisa foi ter a um estradão de terra onde a quinhentos metros mais adiante desemboca numa simpática ETAR!
Não houvera lá chegado e já as papilas olfactivas ousavam efectuar a primeira recolha sensorial, porquanto na região fedia a mesclagem de trampa e lodaçal!
Reparando melhor, o murete do portão de acesso ostentava esta placa alusiva onde se lia que a inauguração do dispositivo se deu a 20 de Março de 2012, na presença de sua excelência o senhor Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo... excelentíssima senhora Presidenta da Câmara, vereadores e seus acessores...
-Ah! 
Corrija-se que "mentirosa” se escreve com um “S” e não com um “Z"!
Naquele dia, Pina e acessores fizeram um papelão!
Acontece porém que a 1 de Setembro deste mesmo ano, aquilo ainda não funcemina!
Escalando as barreiras adjacentes era fácil perceber que em tanta alvura, só de sabrinas calçadas ali se acedia, naturalmente porque a Estação de Tratamento de Águas Residuais dos Barros teria sido concebida segundo a arquitectura e o design do Centro Escolar da Bemposta!
A vedação representará o soto e o genkan não é para se sujar!
Meia volta dada ao quarteirão se bem quando uma manilha espreitando a jusante do complexo residual e encaixada ao fundo de uma barreira de pedras, vomitava contínuamente decalitros de porcaria pura, escorrendo a céu aberto pelo ribeiro dos Vales, que na zona os idosos apelidam “ribeiro dos Carvalhos”!
Pois bem, era dali provinha o tal aroma que galgava as encostas e se entranhava nas narinas dos munícipes!
Por enquanto as maquinetas de depuração por fases não faziam coisa alguma!
Tratamentos preliminares de tamisação, desareamento e desengorduramento, tratamento biológico por lamas activadas em arejamento prolongado, leito de secagem de lamas, e câmara de contacto para desinfecção e medição de caudal... tudo a viver à custa do orçamento público...
Indagando os habitantes, explicaram que de facto aquela treta nunca produziu até agora, que desde a sua inauguração vêm suportando cheiros nauseabundos, dia após noite, aguardando pacientemente pela baixada da Electricidade de Portugal que mais parece uma obra de Santa Engrácia idêntica a tantas outras que nos vão habituando!
Decorridos cinco anos de planificações, será o mesmo que a Câmara passar licença de exploração a um estabelecimento sem que esse possua infraestruturas imprescindíveis ao seu funcionamento! 
Porém não deixa de ser um excelente local para respondemos a este questionário:
Torna-se enriquecedor em termos biológicos, na medida em que os cursos de água se saturam de matéria orgânica e biomassas, desenvolvendo plantas decompositoras de elevada toxicidade que consomem o oxigénio, aniquilando o ecossistema ribeirinho, contaminando os níveis freáticos e comprometendo a qualidade da água potável que escasseia e é essencial à vida!
Depois dá-se a eutrofização dos planos de água!!
A agricultura e a pastorícia envolventes ao ribeiro dos Vales e ao rio Torto sujeitam-se à contaminação por ovos de parasitas, fungos, vírus e bactérias que podem desenvolver surtos de esquistossomose, febre tifóide, leptospirose, tuberculose, hepatite, cólera e outras doenças congéneres no ser humano, engrossando as listas de espera nas urgências hospitalares do Médio Tejo e no Serviço Nacional de Saúde!...
Isto, quando não é do cú, é das calças.
O município fomenta o término das fossas sépticas obrigando os munícipes a largarem o caroço e seis meses depois vem a “privada” desculpar-se com a ineficiência da EDP em concretizar a baixada para colocar a porcaria em circulação interna e tal como se de água lhes escorresse por entre os dedos, manda a Abrantáqua diariamente uma viatura cisterna para recolher os esgotos que não chegam a escapar para ribeiro!
Tivesse o particular por falta de condições despejado dejectos num curso de água e estaríamos perante um crime ambiental, mas, sendo a Abrantáqua a fazê-lo, não passa de uma aborrecida discrepância de tempo entre o solicitado e o concretizado.
Nesta altura do campeonato já o ciberleitor reparou numa fusão entre Serviços Municipalizados e a Abrantáqua, a privada que gere os esgotos de Abrantes...com um Pina pelo meio?

-Serão cenas monstruosas de capítulos vindouros...
A entrada em funcionamento desta ETAR dos Barros ainda se dará antes da privatização dos serviços de abastecimento da água aos munícipes?
A propósito... há cerca de um ano o município fez uma recolha para análise laboratorial, de amostras da espuma que se forma a jusante do açude insuflável  do rio Tejo, aos pés de Abrantes...
Alguém saberá dar côr do resultado?!