.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

sábado, 22 de junho de 2013

AVEJANAS


  AVEJANAS

  Bastas vezes tem vindo o mínimo múltiplo comum da comunicação social afecta ao regime constatar aos microfones do Radar de frequências moduladas onde funciona como entrevistador e entrevistado, que desde as comemorações alusivas a D. Lopo de Almeida, sempre que haja evento cultural, regista a presença de dromedários e paquidermes nos espaços públicos de Abrantes, tendo-se deparado com alguns desses bicharocos durante as anteriores festas da cidade...??? 
-Cá o Cidadão abt  terá permissas para avançar com esta emplumada crónica?
Compreende-se que os fumos emanados pelas sardinhadas e churrascadas instaladas na elevação junto ao Convento Dominicano possam ter causado alucinações a alguns intelectuais que se instalassem nos espaços confinantes à Praça da República que de jardim pouco tem, onde a vocalista dos Kiwi & The Papaya Mangoes viu jeitos de se engasgar durante a actuação...
Entretanto, o modulador de frequências electromagnéticas oscilou entre os dois animais possantes cujas virtudes residem no esforçado trabalho desenvolvido, sendo o sustento de muitas famílias, daqueles que os exploram e demais avejanas que por intermédio das instituições públicas vão colhendo o saldo dos impostos esmiuçados às suadas cáfilas e exaustas manadas sendo esta última, razão sobeja para se perfilarem rijos de trombas e inchados nas bossas.
Tomando por certa a versão do supervisor, arcando com bagagens e individualidades acomodadas entre as protuberâncias, sendo bestas de trabalho vocacionadas a vencer enormes distâncias sob os áridos ambientes desérticos, os camelos dispensam sucessivos reabastecimentos para seu sustento, cujo espírito de sacrifício e lealdade os leva a tombar por exaustão...
Decerto não estando as preocupações do modulador de frequências fundamentadas no marfim, desde os tempos de Aníbal em que nas Guerras Púnicas o esforço de tracção dos elefantes foi aproveitado em cargas de combate, migrações de exércitos, deslocação de grandes pesos bem como na caça ao tigre e à hiena...
Estaríamos certamente melhor se toda a fauna fosse provida de tal têmpera...  
No entanto Ámuáhamadinejana poderá encontrar em Abrantes alguns passarocos de farto alimento e elefantes brancos dotados de extensas trombas que vêm sorvendo o precioso liquido dos lagos financeiros sustentados pela restante fauna, podendo cruzar-se com um deles no Largo 1º de Maio, com outro no Alto do Santo António... 
...um análogo no Barro Vermelho e descobrir enorme paquiderme para as bandas do Casal Curtido com matéria de facto a ser esmiuçada por dedicados paleontólogos. 
Naturalmente que se não nos cabisbaixássemos, deparar-nos-íamos com outras espécies cinegéticas poisadas nas galhas das árvores que na referida Praça da República vão resistindo às intempéries dos humanos, tal como os cucos, passarinhos com tendência a habitar o ninho alheio, cujos ovos se poderão achar na Rota do Tejo, compreendida entre Alvega e o Rossio ao Sul do Tejo. 
O canto destas aves vai evoluindo consoante a época estival, assumindo uma melodia sequencialmente mais cativante ao ouvido humano até ao Outubro, fase em que a sua plumagem assume tonalidades mais vistosas, adoptando rituais de dança fora do vulgar para o normal desta estirpe.
No âmbito das canoras, pelas ruelas esvoaçavam alguns papagaios maduros por baixo mas verdes por cima, aves decorativas que bem instruídas e resguardadas em local sombrio depressa aprendem a repetir na perfeição o que vão ouvindo às restantes avejanas.
Acuidando as pupilas, conseguiríamos vislumbrar usurários abutres planando sobre os espaços circundantes e aguardando pacientemente pelas carcaças dos incautos camelos e elefantes que pudessem cair exaustos do esforço exigido em prol da avifauna... 
Como constatais, as avejanas não se resumirão a estes formidáveis seres desmilitarizados...
Avançando para a Rua Santa Isabel, constataríamos que as geminações se concentravam num pavilhão cujo tecto falso seria ornamentado por bamboleantes faixas de pano branco, reduzindo em cerca de oitenta por cento a área visivelmente exposta e o risco de contaminação com partículas de amianto libertado pela cobertura em placas de fibrocimento...
...acumulando a função de dissimular uma colónia de hábeis morcegos dispostos a sugar o sangue da sedada população que assistiu aos três concertos decorridos na Praça do Batalhão em que a Ana Bacalhau, o Tito Paris e o Carlos Moisés dificilmente lhes conseguiram fazer levantar os pés do chão.
Percebeu-se que o amplo pavilhão albergava as geminações de Abrantes com Parthenay da França, Ribeira Brava de Cabo Verde, Hitoyoshi do Japão e as cooperações com Bobonaro de Timor e Mioveni da Roménia.
Baseando-se em analogias ou partes congéneres, sugere-se que Abrantes promova a quarta geminação com Havana... 
...capital da ilha caribenha que nos primórdios foi administrada por cacicados, tendo por comum a deposição do ovo em ninho alheio e onde posteriormente pregaram os missionários dominicanos e actualmente se exerce o controlo sobre a informação pública, incentivando a prolongar, enfatizar e repetir sistematicamente notícias e discursos favoráveis ao regime e a abreviar tanto quanto possível as informações previamente escrutinadas sobre temas adversos, utilizando estratagemas fortemente subsidiários a alguns órgãos de comunicação social e asfixia económica dos restantes, bem como a elitização socializante dos eventos culturais e consequentes fugas de informações que sob exaspero do regime, vão sendo divulgadas por blogger’s e redes sociais de cariz regional.