.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

sábado, 1 de junho de 2013

LARGO DO SOBRAL


LARGO DO SOBRAL

 Os bonicos estão para o Zé Burreco tal como o Largo do Sobral está para os pegachos. 
Finalmente a regeneração urbana terá chegado à aldeia das casas baixas!
Primeiro as fitas delimitadoras da obra, depois o contentor de engenheiros e como as árvores morrem de pé, ao fim de seis noites e sete dias desataram a abater nas que refrescavam o Largo do Sobral, vulgo Largo do Cruzeiro... ou vice-versa,  alegando os sábios municipais que as raízes dos plátanos levantavam a calçada, que as malditas árvores causavam alergias, que o espaço tinha assombração a mais bem podendo ser melhor aproveitado para eventos comerciais e bolsas de estacionamento automóvel... e como a evolução tecnológica mudou o conceito de lazer, faz ali falta uma zona wireless para que o pessoal possa computar à brava!
A ver vamos se a seguir à requalificação, aqueles que busquem os acepipes pegachos não terão que meter o petisco no parquímetro ou desfrutar um selinho à moda tubuca...
Pode ser que não...
De acordo com as expectativas e as altas influências de Hitoyoshi, foram designadas três espécies arbóreas supostamente hermafroditas, não produtoras do tal pólen que fecunde os sinos e as amígdalas dos humanos e tendo as suas raízes quadradas, se encaixam na perfeição entre os paralelos da calçada sem os arregaçar, facilitando a posterior extracção através de breve equação.
Serão nomeadamente castanheiros da índia, magnólias e prunus...
E porquê, prunus?! 
Porque entre amendoeiras e ameixeiras, o prunus dá para os dois lados e na dúvida para qual o vegetal se virará, os autarcas aguardarão que o tronco cresça, a flor desabroche, o fruto ecloda e aí sim...
Será ameixeira ou amendoeira!
As palmeiras vão ter que sair dali excepto a da germinação com a Ribeira Brava, sendo-lhe alargada a caldeira por ter uns palmitos jeitosos!
Metendo botas ao caminho de questionar os juves locais sobre a identidade das árvores abatidas, se seriam aciprestes, pinheiros ou caliptos, respondem que não fazem a mínima!
Indagando-lhes a opinião sobre das obras de requalificação a desenrolarem-se na sua terra, entre SMS's, abreviações orais, pastilhas elásticas, ypslowns e kappas, responderam yá :-/ ñ kurtir essas cenas ((:-« e kas políticas não é ;o( a sua praia... :-(
Abordando-os sobre as festas que decorrerão nos tempos mais chegados e aí sim, mandaram os ypslowns e os kappas borda fora, dizendo ter bué da convites no facebook :-) uma agenda complicada a repartir entre raves, festivais de músicamodinhas ao litro na Tenda do Gaddafi e outros tantos arraiais semeados pelas freguesias ;-D)) 
A juventude está mais virada para o divertimento... Quer dizer, há alguns que têm consciência ambiental mas na sua generalidade vivem fora do Pego, razão para que se adiantem aqui uma sequência de imagens do antesapós o abate, prevenindo-os de ataque cardíaco no dia que retornem à casinha dos avós!
Não se saindo bem-sucedido da incursão, cá o Cidadão passou a palavra aos papás dos petizes, concluindo que sabem o nome das árvores abatidas mas quanto à beneficiações do Largo do Sobral, o feedback foi concentrado na liga...
Os clubes que alinham na primeira divisão, o Benfica, o Sporting, o Futebol Clube do Porto, o Jesus, o Mourinho o Ronaldo e...
Tremoços!
Sai mais um pires de tremoços!
C'um catano... E mais uma rodada de cerveja!
Está certo... O povão necessita distracção.
Indagando os avós dos moços, de imediato mostraram a sua desolação para com o crime ambiental porque os plátanos sempre refrescaram a zona e ressalvando alguns alérgicos às árvores mais ninguém se queixava eles, sendo necessário aparecer uns iluminados de fora para depois de tantos anos descobrirem que as árvores estavam ali mal!

-Aquilo é para encher os bolsos de mais alguns! Querem plantar outras árvores que se calhar nem vingam neste sítio e a natureza e o ambiente são mais importantes que os carros para agora porem ali uns estacionamentos e se calhar aquilo vai ser mais um largo para dar ganho ao stand. Falam que a gente assim nã convivia como deve de ser!

-Antes a gente já nã sentava ali nas sombras das árvres a conversar umas horas, ou quê?Dizem c'as copas tavam a ficar muito juntas. Atão como é que davam fresco e sombra se nã tivessem juntas? Os gajos nã sabem podar as árvres? À torrêra é que nã fica lá ninguém! E agora, quantos mais anos essas árvres vão demorar a fazer-se?
-São engenhêêros! Êh, pá! O parque dos miúdos não estava bem assim? Foi arranjado há pouco tempo e agora nã serve?!! Os gajos meteram borracha no chão já para aquilo durar menos tempo. Dizem que vão pôr candeeiros novos! Estes não bondam? Estão avariados?

-Deve de ser daqueles candeeiros do Sócras! Dizem c’até vão acabar com os muretes porque são umas barrêras que pr’ali tão mas logo a seguir espetam com mobílias urbanas?! Nã se entende esta gente!

-Quer-se dizer. Tiram dali os bancos porque impeçam à gente para depois lá irem prantar umas tralhas mais modernas. Vá-se lá perceber esta malta! Só para gastar dinheiro! Vêm aí as eleições e é um fartar vilanage para caçarem os votos ao pessoal!
-A ver se os gajos se esquecem do cruzêro! Às tantas tambéim o tiram dali para fora! Estes engenhêros que estudaram nos livros a destruírem assim as prantas estão mas é dando cabo do futuro da terra! Que é por causa das alergias! Alergia tem mas é ela às àrvres! Veio pr'áqui fazer o mesmo  que fez no cabeço! Parece que lá no Rossio do Cabeço aquilo nã lhe correu de feição e ela teve de arrepiar caminho. Com a malta a fazer barulho agora diz que vai cortar as árvres por fazis e há uma que está inclinada por cima do quiosqui, como não seja normal as árvres serem torcidas... Depende das podas, do vento a dar-lhes e da luz para se fazerem. Aqui c'as raízis estavam a dar cabo do chão... Quer-se dizer c'as que para aí vêm nã têm raízis ou crescem para baixo. A ver se pero Tramagal, no Ribêro Sêco nã prantaram prátanos há beim pouco tempo! Deviam era pôr-los a todos aléim a beberem água na pia dos burros, que nã se perdia nada, nã sinhôr...!
-O quê? O futuro desta terra?

-Sim sinhôr! Desta terra e do praneta intêro, sinhôr...!

Não faça caso das conversas, ciberleitor... São apenas as opiniões de dois insignificantes Velhos do Restelo.
A saga prossegue  »»»»»  em Largo do Sobral 

11 comentários:

Fátima disse...

Ainda queria você parar os blogues. Abrantes e a Internet ficariam muito mais cinzentas.

HORTA F's disse...

Boas Cidadão,

Pois aqui está mais uma acção de graça dos embrulhos a quem estão entregues os destinos deste concelho.
No Tramagal, há uns anitos, não muitos, plantaram 13 plátanos numa extensão de apenas 50 metros, na borda duma estrada com razoável movimento de pesados e ligeiros e no meio do passeio. Escusado será dizer que, não vão passar muitos anos para as árvores começarem a fazer estragos nos respectivos pavimentos.
Os plátanos do Sobral, não tinham uma dimensão que causasse incómodos de maior. Quando muito poder-se-ia fazer um arranque selectivo e deixar algumas sombras para que os pegachos mais idosos delas pudessem disfrutar. Não. A política dos BURRECOS, é a de destruir para criar equipamentos, (palavra que adoram usar) que só são necessarios na cabecita deles.
Não tenho conhecimento de uma edilidade que tenha um portofólio tão vasto no que respeita ao abate de árvores.
De um modo geral, o Sobral era um espaço digno tal como estava e estas atitudes só mostram a ânsia dos BURRECOS em mostrar trabalho feito a tempo das eleições, numa clara demonstração da típica política portuguesa da caça ao voto, cortando umas fitas aqui outras ali, com uns porcos no espeto, umas sardinhadas e "amenas cavaqueiras" nos orgãos de comunicação pertencentes às empresas amigas, enquanto idosos são assassinados dentro das suas próprias casas.
Talvez esta atitude despesista e desnecessária da CMA, saia cara aos BURRECOS e o povo faça justiça pelos boletins de voto.
Para concluir, os turcos, que não são de brandos costumes, deram um belo exemplo do que fazer com os interesses dos políticos e seus amigos.

cumprimentos Cidadão.

Santana-Maia Leonardo disse...

Cidadão Abt

Eu e o vereador Belém Coelho já nos preocupámos com esta situação há muito tempo mas não vi na altura ninguém preocupar-se com isso.Agora é tarde.
Pode consultar aqui:
http://amar-abrantes.blogs.sapo.pt/123455.html
http://amar-abrantes.blogs.sapo.pt/131006.html

Santana Maia

O Cidadão abt disse...


Caro Doutor Santana-Maia.

Sim. Como sempre nesta santa terrinha, agora já é tarde...

Coadunam-se ao povo, dois provérbios bem cristãos, sedo eles o "Ver para crer como São Tomé" e o "Só nos lembramos de Santa Bárbara quando fazem trovões"

O que também sucede é estes assuntos não saírem do circulo dos autarcas e o povão só deles tomando conhecimento quando postos em prática no terreno.

É certo que de um modo ou de outro, a web dá um jeito na divulgação destes projectos de gabinete mas quem a consulta, na maioria fá-lo superficialmente através das redes sociais cujo conceito de flashmob a isso remete e pelos blogues apenas os munícipes que se dedicam a análises mais detalhadas das matérias que de todo também vão um pouco mais além do que o superficial, ficando de fora a maioria da população cujos esforços de esclarecimento só são efectivamente promovidos nas arruadas eleitorais!

Quanto ao peso dos abaixo-assinados, tudo depende dos seus mentores e, ou subscritores e nem tanto dos números envolvidos.

Também se retende com esta postagem poder difundir para um maior universo as imagens do "antes" e do "após" o abate das árvores para que aqueles que se encontrem distantes possam fazer uma primeira avaliação da desolação e impacto causado pois ainda há quem pense que uma imagem vale mais do que mil palavras.

Saudações bloguísticas.

O Cidadão abt disse...


Bolas, Horta F´s!

Segundo consta do projecto, os plátanos do Sobral seria para levarem um abate faseado... mais ou menos de acordo com a sua ideia só que chegados ao Largo, foram todos levados a eito, só sobrando uma palmeira!

Assim foi a maneira agilizada das bruxas lançarem uns bonicos para os olhos dos pegachos!

Para umas coisas parece não haver chêta e para outras é um fartar vilanagem!

As ruelas do Tramagal, a estrada municipal para São Miguel e para Vale das Mós e o Centro Escolar de Rio de Moinhos, o que fizeram penar aos utentes porque o dinheiro não chegava para alcatrão!
Agora já dá para arrancar árvores e remodelar largos inteiros!

A ideia será aproximar o ambiente local ao clima do Norte de África!

Entretanto está chegando a altura do pessoal ser brindado com umas febras...

O que agora está a dar são as amenas cavaqueias na comunicação social... e observa bem!
Com os idosos em apuros dentro de suas casas vitimas de um vandalismo grassante que a presidência da câmara insiste em ser apenas uma questão de sentimentos.

Os nossos sentidos pêsames.

O Cidadão abt disse...

Olá, Fátima.

São pessoas como a Dona que incentivam este Cidadão a prosseguir com a saga das crónicas!

Saudações!

HORTA F's disse...

Boas Cidadão,

Na resposta dada à interpelação dos vereadores do PSD pode lêr-se:
"...sendo entendimento dos serviços da Câmara Municipal de Abrantes que os plátanos deverão ser substituídos, de forma gradual, por outras espécies adequadas às características do espaço...".
Conhecendo eu o Sobral, não discordo de que algumas das árvores estavam a causar estragos, sendo o abate selectivo a resposta adequada. Assim não entenderam os BURRECOS, aqueles a quem a sombra não faz, nem nunca fará falta.

Quanto ao facto de que quando se fala sobre o assunto já é tarde de mais, revela que a "aproximação ao munícipe" é apenas conversa fiada do farróbódó eleitoral, porque se assim não fosse, as populações seriam escutadas sobre os projectos que os BURRECOS têm em mente para as suas localidades e isto como se sabe, não acontece. Relativamente às Junta de Freguesia, a disciplina partidária dos socialistas abrantinos não permite discordâncias e nem vale a pena falar dos castigos exemplares que certos presidentes de junta sofreram, depois de discordarem das ordens dos seus superiores de partido.

Para concluir, não me lembro de uma tão desenfreada corrida às obras em vésperas de eleições e isto revela que há por aí muita gentita que de político tem muito pouco e estratégia ainda menos.

Sigo o seu exemplo Cidadão e envio as minhas condolências à familia da sra. assassinada.

Joaquim disse...

É certo e sabido que por sistema, em Abrantes, no lugar de se fazer a conveniente manutenção e no caso concreto, a gestão do espaço lúdico, se deixam degradar os equipamentos para depois se remodelar. Tudo é descartável neste concelho. Também se percebeu há muito que quando os senhores vereadores se comprometem a determinado procedimento condicionados pelas opiniões discordantes, como por exemplo o abate parcial dos plátanos, para sossegarem essas opiniões fingem que ouvem e aceitam mas na prática levam a sua avante, deitando tudo abaixo.
Esta atitude designa-se popularmente por fazer ouvidos de mercador.

Joaquim disse...

Cidadão.
Parece que junto ao largo do Cruzeiro havia raízes dos plátanos que rebentavam o chão das casas de algumas pessoas incluindo metendo-se pelas canalizações das casa de bando, ao ponto lhes fazer cócegas no rabo quando se sentavam na sanita...

O Cidadão abt disse...


Horta F's:

Estamos perante um micro-feudo dominado por um punhado de "socialistas" de província em que o povo apenas é consultado por altura das eleições.
De resto são estratagemas e maningâncias para ludibriarem o pagode e chegarem aos dias vinte de cada mês...

O Cidadão abt disse...

Pois é, Joaquim:

Quem tiver um plátano por perto de casa há que se precaver, não vá o Diabo tecê-las!!!

O que nos vale é termos um benfeitor administrativo-mor que corta o mal pelas raízes!

Cá o Cidadão tem feito um apanhado dos plátanos disseminados pelo concelho e sinceramente, isto agudiza o sentimento de insegurança...
Santarém então, está infestada deles!