.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

domingo, 19 de junho de 2011

TESTE


TESTE


Cá o Cidadão abt em boa hora entrou em campus, acedendo a parte considerável de um teste de Investigação Criminal e Gestão do Inquérito, com respostas múltiplas do tipo americano, para candidatos à carreira de auditores de Justiça, vulgo Magistrados Judiciais, conseguindo igualmente as almejadas soluções...
É-vos proporcionado um excerto para vos poderdes exercitar nos primeiros passos de uma magistral carreira...
Afim de confirmardes os vossos potenciais, no término encontrareis as soluções e se falhardes todas as respostas podeis pensar em optar por outro meio de vida.
Se acertardes em 50% das respostas, havereis que estudar bastante pois são elevadas as médias de ingresso à carreira da magistratura e se tiverdes bastantes dúvidas é preferível copiardes pelo parceiro do lado ou acederdes antecipadamente às soluções pois mesmo que sejais agarrados no esquema, revelais traquejo interpretativo na área da fraude e perfeita familiaridade nas matérias abordadas desde o seu cerne, garantindo uma nota minimamente positiva para vos safardes à maneira e envergardes a toga, abrindo-vos  a possibilidade de mandardes umas marteladas valentes, no futuro! 




Curso Normal de Formação de Magistrados e Auditores de Justiça



 INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E GESTÃO DO INQUÉRITO

Teste de avaliação final
Em cada uma das perguntas com respostas múltiplas, escolha apenas uma resposta como correcta.
1 Em qual das seguintes situações um Juiz deverá decretar mandato de prisão preventiva?

A  Quando o arguido é um autarca acusado de guardar na sua mesinha de cabeceira, um lefacheux de 1850, revólver completamente enferrujado, como herança dos seus trisavós.

B   Quando o arguido numa perseguição entre gangs, dispara rajadas com uma pistola automática de calibre 6.35 na via pública.

C –  Quando o arguido perpetra disparos de fogo real junto aos serviços de urgência de um hospital.

D – Quando o arguido seja acusado de agressão a um agente de autoridade dentro da própria esquadra.
2Em qual das seguintes situações o Magistrado deverá condenar o condutor que impugne uma autuação por infracção à circulação com veículo na via pública:

A –  Se o seu titular, sendo beneficiário do rendimento de reinserção, praticar uma condução perigosa pondo em causa a segurança de pessoas e bens.


B   Desconhecendo as fontes de rendimento, o condutor tiver sido autuado por não provar possuir seguro, ficha de inspecção e imposto de circulação actualizados, de um veículo topo de gama.

C –  Se o titular de um veículo automóvel, embrenhado nas tarefas do exercício da profissão, deixar vencer vinte e quatro horas após o dia e mês correspondentes à data limite da inspecção do veículo.

D –  Se um condutor tiver sido autuado por avançar a uma luz vermelha do sinal luminoso perante a presença de uma viatura policial de fiscalização de trânsito

 Assinale em qual das seguintes situações o Juiz deverá mandatar ordem imediata de detenção por acto ilícito em transportes públicos:

A   Um grupo de delinquentes que num comboio urbano recorra à ameaça física  com um x-acto ou uma seringa afim de extorquir o telemóvel a uma estudante.

B –   Em autocarro urbano, quando a arguida devidamente identificada como religiosa de uma congregação, vulgo freira, não consiga fazer prova da aquisição do bilhete de pequeno percurso, por o ter deixado extraviar.

C –  Em gare de comboios, quando um grupo de delinquentes assalte uma idosa pelo método de esticão, rasgando-lhe os bolbos das orelhas com o intuito de le extrair os brincos de ouro.

D –  Em transporte público, sejam completamente retalhados os estofos dos bancos dos passageiros.
4  Das situações que se perfilam, quando é que um magistrado no exercício das funções judiciais deverá optar pela ordem de prisão preventiva do arguido:

A –  Quando o arguido não consiga evitar a colisão do seu veículo pesado com a traseira de um veiculo ligeiro que termina a manobra de ultrapassagem travando imediatamente à sua frente e na mesma fila de trânsito afim de sair no imediato ramal da auto-estrada, resultando na morte de uma criança familiar de um diplomata.

B –  Quando o arguido, conduzindo uma carrinha de caixa aberta e sob o efeito do álcool invada a metade esquerda da faixa de rodagem indo embater frontalmente com outro veículo que circule no sentido inverso, resultando na morte imediata de uma criança que não é familiar de qualquer diplomata.

C –  Quando o arguido é acusado de agressão violenta a um agente de fiscalização de trânsito em pleno exercício das suas funções.

D –  Quando uma equipe motorizada do Instituto Nacional de Emergência Médica seja violentamente agredida no pleno exercício das suas funções e o equipamento de reanimação completamente destruído, ao tentar salvar um familiar dos próprios agressores
5Em qual dos seguintes actos criminosos o Juiz deverá classificar com maior grau de gravidade.

A –  Assaltar uma média de vinte veículos por mês.

B –  Extorquir compulsivamente a bicicleta a uma presidente autárquica.

C   Magistrada identificada pela polícia municipal, conduzindo veículo automóvel na via pública sob o efeito do álcool, com uma taxa superior a 1.20 gramas por litro de sangue.

D –  Assaltar residências.
6  Em território nacional e ilhas adjacentes, a partir de que idade um arguido desprovido de deficiências psíquicas, adquire imputabilidade penal?

A –  65 anos.

B –  16 anos.

C –    4 anos.

D –  18 anos.
7  Em qual das seguintes situações o Juiz deverá mandatar uma ordem de busca à residência do suspeito:

A Quando o suspeito demonstrar poder de fogo em ambiente de guerrilha urbana.

B – Quando o suspeito fôr indiciado do crime de assalto a carrinha de tabaco.

C – Quando o suspeito fôr indiciado pelo tráfico de estupefacientes.

D –  Quando o suspeito tiver furtado o gelado a uma criancinha.
8Refira em qual das seguintes situações o Juiz deverá considerar haver configuração a acto de terrorismo urbano.

A – Rebentar com a caixa multibanco emparedada num edifício recorrendo à injecção de gás e indução de explosão descontrolada.

B – Dois meliantes agredirem violentamente a murro e pontapé a proprietária de um veículo e o seu progenitor, por estes tentarem evitar que os delinquentes nele pratiquem actos de vandalismo.

C – A funcionária de um infantário assentar uma palmada numa criança mal comportada.

D – Roubar uma caixa multibanco com recurso a retroescavadora.
 9  Qual o principal motivo para que um Juiz decida decretar prisão preventiva a um delinquente:

A Execute um carjaking com recurso à violência.

B – Assalte uma farmácia à mão armada.

C – Existam probalidades de o delinquente poder vir a ser linchado pela população.

D – Pratique acto compulsivo de violação a pessoa adulta ou a menor de idade.


10   De acordo com os seus conceitos, como classifica a insegurança:

A Insegurança evidente e insegurança generalizada.

B – Insegurança efectiva e insegurança latente.

C – Risco de insegurança e insegurança instalada.

D – Sentimento generalizado de insegurança e insegurança efectivamente referenciada.


(...)

Nota:
Se forem encontrados indícios de fraude ou suspeitas de copianço colectivo, como por exemplo a existência de respostas coincidentes nas questões mais dificultosas, este teste será anulado e a avaliação a atribuir a cada um dos examinandos será linearmente correspondente ao valor mínimo da nota positiva para a cadeira de Investigação Criminal e Gestão do Inquérito.
Boa sorte.


Soluções:
1- A,   2- C,    3- B,    4- A,    5- B,    6- D,    7- D,    8- C,   9- C,   10-D

11 comentários:

RL disse...

Caro Cidadão,

Errei todas!

Se me atribuir nota dez serei obrigado a seguir a carreira de magistrado?

Dura lex sed lex.

Boa malha.

Joaquim disse...

Seria de bom princípio que os copianços se estendessem ao exercíco da magistratura, com consultas prévias de acordãos análogos para a tomada de decisões ponderadas. Alguns dos processos são apreciados mediante uma jurisprudência implícita.

Artur disse...

Que xatice. Reprovei no teste!
Vou mas é, plantar couves!

Boa, cidadão!

O Cidadão abt disse...

Caro RL:

!!!P’lo amor da sancta!!!

Se sentia tantas dificuldades na resolução do teste, deveria ter consertado as soluções com os parceiros do lado!!!

Em vez de tirar 0 valores, teria nota 10 e ficaria com esta cadeira concluída!

Quem não acerta na questão 7... não merece levar com a toga!

Paciência. Vai ter que perder mais um anito com os tratados do Durex em vez de se dedicar à dura lex!

Pyrex!

O Cidadão abt disse...

Ciber Joaquim...

Jurisprudência implícita?!

Dããaã!!!

Mas que cena é essa?

Decisões ainda mais ponderadas?
As decisões costumam ser tendencialmente ponderadas, dependendo do curriculum vitae dos réus e do estatuto e condição social dos intervenientes.

O Cidadão abt disse...

Ena, Artur!


Outro que reprovou no teste!
Mas a malta não estuda?!

É?

O pessoal balda-se e deixa ficar tudo para a última da hora!

Nos dias que correm uma hortinha dá-nos um jeitaço, com e.mail’s e e-Learning’s, mas sem e.colis!

Com umas Caldas de Coaching talvez isso ainda se resolva...

Aqui - Ali - Acolá disse...

Bom dia Caro Cidadão abt:

Tal como diz o Zé, toma lá disto!..

Esta coisa de testes hoje em dia é caso para dizer que se o pau tem dois bicos porque é que ele só espeta num deles!..

Vem esta exclamação à ideia porque nos dias em que estamos a pertinência e a desgraça andam de mãos dadas.

Mais ainda refiro e que assemelho a um teste deste tipo (muitos outros os há ???), quando nos tempos presentes se apresenta pela frente uma votação para um governo neste país, chega-se junto à mesa de voto e fica-se a pensar:

Ena cum catano agora estou na corda bamba, para que lado é que eu vou cair?

Vou fechar os olhos e pôr uma cruz ao calhas porque não queira o diabo de eu fazer borrada com um pensamento planeado e que depois saia furado e, vai daí, pimba, marca e não olhes para o resultado final porque a desilusão pode sair logo à boca da urna.

E como nos dias de hoje (pelo que se vê na prática) este teste não é cumprido a rigor, xiiiii nem digo quantas falhei, salvaria a honra do copianço que, a moda infestou as boas almas do safe-se quem puder e da maneira que fôr.

Sr. Juiz, vc nunca errou, pergunta o reu!..

Responde o Juiz:

Mesmo errando caro réu eu nunca erro e, à sua pergunta, acrescento-lhe mais 2 anos de quadradinhos de ferro.

Ora bem, sendo assim, teoria é o correcto mas a prática, é o que se vê, nicles batatoides.

Fico-me pelo copianço que é o que está a dar.

Xau, o Verão está aí e que tal umas feriazinhas até ao Olgarve onde a língua Inglesa é o que está a dar para que a crise baixe a temperatura dos neurónios do Zé?

Que o diga o Camarinhas, esse nos testes nunca falha, (cada tiro cada melro), diz ele claro, será verdade?

Inté!..

Fátima disse...

1

Fátima disse...

Foi determinada a anulação do teste e a realização de uma nova prova de desenvolimento, sem recurso a sistema americano.
Será a pressão gerada pelo poder da comunicação social e das tecnologias de informação e comunicação, como os blogues, etc, a funcionarem?
Creio que sim.
Se a minhoca foi detetada à primeira cavadela, azar dos candidatos a magistrados...

No sistema de avaliação pelo método do teste americano em que uma sala de examinandos com um enunciado comum, terão copiado entre si, os candidatos que acertaram emtodas as questões?

Das questões apresentadas, aquela que se me pareceu mais fácil, foi a nº 7!
É mais do que evidente que no pauzinho do gelado escondido algures entre as dobras de um sofá, se encontrará o ADN das papilas gustativas da criança, que servirá como prova irrefutável desse crime hediondo em nada comparável com os das restantes respostas A B e C.

Parabéns pelo seu humor corrosivo. Muito bom post!

O Cidadão abt disse...

Aqui-Ali-Acolá!

Se o pau com dois bicos não fôr um palito, o manuseador tem que se cuidar com o bico orientado para ele!

Quanto ao resultado das eleições, estamos numa primeira fase... a da expectativa...
Depois vem uma segunda fase que é a do estado de graça que termina quando os governantes começarem com as suas graças... por exemplo, os pórticos das portagens das Scut’s, que nunca mais se falou neles e que entretanto já lhes foi montado todo o equipamento de detecção de viaturas!
Quanto aos ministros, eles não são dez mas, dez mais um!

Vá lá, que temos uma senhora indigitada como Presidente da Assembleia da República!

Quanto ao copianço, será que esta foi a primeira vez que ele aconteceu?

Já pregava Frei Tomás:
“Faz como ele diz mas não faças como ele faz!”

Ora fala o ciber em língua inglesa... ná!
Língua de porco em molho de fricassé ou língua de vaca estufada ainda vai...
Para os dias de canícula, um bom linguado grelhado também marcha...

????????????

Com o Zé-Zé Camarinhas bem à distância, claro está, pois não é preciso castiçal!
Irra!!!
Que falta faz esse cromo?

O Cidadão abt disse...

Olá, Fátima!

Cá temos uma questão pertinente!

Se o teste fôr comum e de escolha múltipla porque os futuros magistrados terão dificuldade em redigir, o que justifica a cruzinha, a bolinha ou a impressão digital do indicador direito, e todos o acertarem a 100%, como as respostas são exactamente iguais, presume-se que houve copianço!

Cá o Cidadão abt nunca tinha pensado nessa hipótese!

Duas cabecinhas pensam bastante mais do que uma só!

Sim, de facto cá o Cidadão abt presumiu que todos os candidatos acertariam a resposta 7.

Muito agradecido pelos seus preciosos bitáites.