.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ALMAS AVENÇADAS


ALMAS AVENÇADAS


O facto de se manter um blogue ativo, tanto em termos criativos como responder aos comentadores, dar vazão à correspondência electrónica, e amelgaçar os blogues dos outros, requer alguma disponibilidade de tempo e muita dedicação à causa cibernética...
Enquanto na Europa se combate o síndroma do pepino, na região de Abrantes desenvolveu-se a estirpe de O Cidadão abtEsta afeta os seres humanos, desenvolvendo-se em duas variantes; A e.irritabilis determina-se através de manifestações de irritabilidade com reminiscências de urticária no couro cabeludo do paciente enquanto a variante e.satisfatóris se nos revela por sintomas de boa disposição efusiva e excitação semelhantes aos efeitos da ingestão de psicoativos, acentuada flacidez do diafragma que separa o tórax do abdómen, dando utilidade às hemoglobinas com a consequente oxigenação do sangue!
Bom, bom, vamos mas é ao que nos interessa...  
Desta feita, cá o Cidadão abt debruçou-se sobre as cenas divinais!
Com o eclodir das guerras, o explodir dos bombistas suicidas, o suceder das catástrofes naturais e o flagelo da sinistralidade rodoviária, os humanos vêm exorcizando narcisismos, soberbas, ostentações, opulências, vaidades, egocentrismos, afirmações e competitividades entre semelhantes, deixando de serem uns garbosos Very Important People(VIP) para se reduzirem à universal insignificância do pó, na forma tentada de Rest In Peace(RIP), resultando na inevitável acumulação de pilhas de Processos de Encomendação de Almas junto aos  portões do Céu...  atrasando as acessibilidades e levando os fregueses a aguardarem longos anos pela sua conclusão... dando origem a que muitas das mais puras almas se transformem em almas penadas de regresso à terra, causando danos irreversíveis na psicose dos seres onde entretanto se alojam.
São Pedro não tem dado mãos a medir na tomada das canónicas decisões, ajuizando entre que almas se quedarão pelo Céu...
 ...quais delas serão selecionadas na purificação do
...e quantas seguirão directamente para o cumprimento de pena efectiva no Inferno.
À imagem e semelhança da Babilónia... também Portugal atravessa a maior crise económica dos últimos cem anos e, dada a escassez de santos magistrados, com o nobre intuito de lhes aliviar a sobrecarga horária dispendida com a Celestial Justiça, o bom filho de Jonas resolveu criar uma avença para os novos jubilados que entreguem a toga ao Criador, e vai daí, numa parceria público-celestial préviamente protocolada com o terráquio Ministério da Justiça, o segundo comprometeu-se pagar os respetivos subsídios de compensação às almas jubiladas em troca de que sem mais demandas, a estas seja garantido um confortável cantinho, algures no celestial firmamento!
Dispensando o recibo verde, de momento os honorários ascendem à módica quantia de cento e sessenta e cinco (165) mil €uros revertidos para as almas penadas no exercício das funções auxiliares à santa jurisprudência do velho Simeão

9 comentários:

Aqui - Ali - Acolá disse...

Aff que Brasa:

Ei Cidadão abt, então anda por aí a estirpe afectante nos seres humanos onde os sintomas se caracterizam por
irritabilis e satisfatóris?

Cum catano, este mundo está mesmo cada vez mais poluído.

Ai as almas como estão a cargo de S.Pedro, onde ele não tem mãos a medir pela escolha tão difícil que os tempos não perdoam.

Que difícil tarefa tem S. Pedro ás portas do Céu dar despacho a tanto arquivo que já está ganhando teias de aranha e até alguns comidos pelo síndroma do bicho do papel.

A crise tudo nos trás.

As pilhas de processos são como um vulcão em fúria, almas que se movimentam na sombra ás portas do inferno minam uma sociedade em chamas onde no purgatório, muitas pairam no ar das chamas que as vão bronzeando no Verão tropical do cá te espero.

Depois a Avença onde a quantia justa por serviços prestados nos deixa com o credo na boca, dá que pensar onde é que eu já vi este filme?...

Desta me vou com comichão na cabeça onde a irritalibis me deixa com um desnorteio do camando.

Cenas divinais estas que, com a vista da bela sobre a areia me vai fazendo a satisfatoris das portas do Céu (em Sonhos).

Xau que o tempo se vai esgotando.

O Criador não perdoa..

O Cidadão abt disse...

Aqui-Ali Acolá!

Hoje em Abrantes foram alcançados os 39.1 graus centígrados!

É naturalmente por causa do orifício no Ozono que é mais alargado no Pólo Sul do que no Pólo Norte! Com o aquecimento global parece impossível como aqueles sujeitinhos do sul não largam o fraque e os do norte continuem a usar casaco de pele!

Isto anda tão quente que há quem tenha avistado um crocodilo na albufeira do Castelo do Bode!

Um tipo fica com a alma parva quando vem a saber que este país está de tal maneira a saque que até aqueles que nos competem julgar, em vez de alvíssaras, recebem avenças já lá no Céu!

Haja €uro!

alcolobre disse...

Ai tanta frescura em dias tão quentes. Com umas gajas destas que se lixem lá as avenças.

Fátima disse...

são magistrados a receberem subsídios de deslocação avulsos, são familiares de magistrados a receberem avenças depois de eles falecerem,são candidatos a magistrados a copiarem um teste, Se a falta de ética parte daqueles que se propõem julgar os cidadãos, com que autoridade moral o podem exercer?
Sem dúvida, a crise de valores chegou à magistratura.

RL disse...

O «caso do copianço» no Centro de Estudos Judiciários (CEJ)ilustra, como poucos, uma das principais causas da degenerescência da
Justiça portuguesa. Em vez de ser um verdadeiro centro de formação, o
CEJ transformou-se numa espécie de universidade em que os formandos
foram reduzidos ao estatuto de alunos e os formadores elevados à
categoria de catedráticos. E, assim, em vez de efectiva preparação profissional, o CEJ ministra um ensino essencialmente teorético e laboratorial assente no paradigma professor/aluno, em que a cabeça dos formandos é atulhada com tecnicidade jurídica pelos seus omniscientes mestres. Não admira que, assim tratados, os chamados auditores de Justiça se comportem como alunos, para quem copiar nos exames sempre foi uma espécie de direito natural.
Só que esses alunos com 26, 27, 28 anos de idade serão, dentro de meses, magistrados que exercerão uma função soberana de forma
totalmente irresponsável e independente. Sem qualquer experiência profissional, bom senso ou capacidade de compreensão dos problemas concretos da vida, eles passam de alunos a titulares de poderes
soberanos vitalícios, em cujo exercício vão continuar a reproduzir os mesmos métodos do CEJ, ou seja, a copiar uns pelos outros sentenças e despachos, às vezes com tal displicência que nem os nomes das partes corrigem. E, assim, com essa «mentalidade de copianço», eles vão, como
magistrados, dedicar-se com inusitado zelo à cultura das «chocas»
(cópias de decisões de outros casos, próprias ou de colegas) que
diligentemente armazenam nos seus computadores. E depois, através da
laboriosa actividade do copy/paste, «proferem» longuíssimos despachos, sentenças e acórdãos, sempre com a mesma prolixa fundamentação que,
mecanicisticamente, vão transpondo de uns processos para os outros com
soberana displicência. E, em vez de se esforçarem por resolver com
sensatez e prudência os litígios da vida, eles continuarão a
preocupar-se apenas com o «professor», que agora é o todo-poderoso inspector do Conselho Superior da Magistratura que os virá avaliar. E, assim, as suas decisões soberanas estarão mais voltadas para agradar ao inspector que temem do que para a questão concreta que deveriam resolver com justiça.
Infelizmente, o CEJ não forma magistrados, mas sim majestades.
Os «alunos», em vez de serem preparados para prestar um serviço
público à comunidade, são formatados para aceder a uma casta e defenderem à outrance um poder ilimitado e irresponsável, sem qualquer escrutínio democrático. O resultado está à vista!
... (cont.)

RL disse...

...(cont.)
Mas há um segundo aspecto que não é menos importante e que tem
a ver com a honestidade. Quem utiliza métodos fraudulentos para chegar a magistrado não deixará de utilizar métodos fraudulentos no exercício dessas funções. Por isso devia haver um especial rigor na selecção das pessoas que pretendem aceder à magistratura, até porque, uma vez atingido esse estatuto, eles ficam totalmente fora de qualquer escrutínio.
Nunca vi um magistrado ser punido por desonestidade nas suas
decisões e, no entanto, eles são tão (des)honestos como outros
profissionais. Em todas as profissões e funções (advogados, médicos,engenheiros, professores, funcionários públicos, polícias, autarcas,deputados, governantes, etc.) há pessoas desonestas, mas quando chegamos aos magistrados eles são todos honestos. É falso. Eles não são feitos de uma massa diferente da do comum dos mortais. O problema é que eles julgam-se uns aos outros, protegem-se uns aos outros,exculpam-se uns outros, muitas vezes sem qualquer pudor. Algumas das piores desonestidades a que assisti em toda a minha vida foram praticadas em tribunal por magistrados, sobretudo juízes, sem
quaisquer consequências porque a desonestidade deles é absorvida pelas sua independência e irresponsabilidade funcionais.
Existe na sociedade portuguesa uma ideia antiga, segundo a qual «se é juiz é honesto». Ora, isso não é verdadeiro. O princípio correcto devia ser: «se é honesto, então que seja juiz». Mas, como se vê com o «caso do copianço», a honestidade pessoal não é critério para a selecção dos magistrados.

Isto escreveu o Bastonário.

O Cidadão abt disse...

Alcolobre:

E se fossem as duas benesses... a das avenças e a das frescuras, certinhas e direitinhas para si?
O ciber indignava-se?

O Cidadão abt disse...

Ciber Fátima:

È bem certo que atravessamos uma crise de valores num país cujos jovens praticam o culto do gadjet!

O Cidadão abt disse...

Internauta RL...

Marinho Pinto, um bastonário sem papas na língua, uma voz incomodativa que muitos teriam vontade de silenciar!