.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

domingo, 5 de agosto de 2012

SUSPENSÃO


  
 SUSPENSÃO


Ao lerem este título, as hostes rejubilarão de alegria na  suposição de que o Cidadão abt  resolveu suspender as crónicas maradas por tempo indeterminado...

Exclamarão:  "-Reparem, o abt capitulou!"

-Ná, ná, náá... ná...há...ná...háda  de... ma..hais errado!


“” Alláh Akbar ! ” “
Estava a ver que não saía!!!
Durante toda a semana a grua permaneceu firme, hirta e estática...
Uma, duas e três voltas dadas à Esplanada 1º de Maio...
As obras de construção do novo mercado municipal deveriam estar em progressão mas...
Nem viv’alma!
O pessoal foi de férias...
Uma vez que os serviços noticiosos da Antena Livre não divulgaram quaisquer anomalias nestas coordenadas geográficas talvez porque os patrões possam desgostar que os seus funcionários se imiscuam nos assuntos dos concorrentes e em certos dias os serviços noticiosos mais se assemelhem a uma agência de enoturismo com o telefonista das quartas a fazer-nos crer que depois de uma refeição bem regada no Ramiro ou na Noémia é que sobre-a-mesa se consegue inspiração suficiente para exercitar o tálamo, melhor lavrando crónicas monocórdicas que terminam destilando bílis sobre a invariável vertente, precedidas de sete pedestrantes quilómetros asfaltados de ida e regresso com passagem pelo tasco do Zé da Lulía em rotineiro circuito vicioso onde são exorcizados os maus colesteróis e transpondo por duas vezes os contrafortes do viaduto da Auto-estrada 23, os ecos causados pelo rolamento das viaturas que nas faixas circulam em alto speed nos reportam aos roncos motorizados do Grand Prix do Mónaco, induzindo overdoses rodoviárias capazes de declinar cognitivamente qualquer lagarelhense de chapéu pardo e swit-shirt  branca às riscas em azul horizontal que nesse túnel se abrigue das estivais insolações ou quiçá das chuvas pejadas de areia vermelha migrada dos desertos berberes!

-Um bem-haja à Bola de Cristal...

Sem antes cá o Cidadão ter dado umas excelentes e aromáticas baforadas no seu narguilé, houve que proceder a averiguações por conta e risco...
Este é o género de notícia que os contribuintes abrantinos dispensam saber, a tal informação que lhes escapa, não veiculada nas brochuras municipais...
Nada que uns senhores taxistas, uns lojistas e uns funcionários autárquicos não soubessem elucidar para depois se poder juntar as pontas à meada...
A não ser as redes de protecção tocadas pela brisa, pardais à cata da minhoca, erva daninha brotando da encosta e nos resquícios de betão e umas quantas cofragens votadas ao abandono, mais nada por’li bulia...
Entalado entre as pernocas da urbe, aquilo parecia querer passar-nos o mesmíssimo ambiente do casal altamente curtido e engendrado por Érre-Pê-Pê, o cowboy solar!
A adjudicação por ajuste directo das obras de construção do novo Mercado Municipal de Abrantes a ser implementado na encosta entre a Esplanada 1º de Maio e a Rua de Nossa Senhora da Conceição estão suspensas devido a problemas financeiros e ao risco de insolvência da Sociedade de Construções José Coutinho SA, proveniente das Caldas da Rainha que prontamente assumiu as rédeas ao projecto.
A empresa de construção civil que executou éne obras para muitas autarquias deste jardim à beira-mar plantado defronta-se com o incumprimento de liquidação dos serviços prestados, levando-a a debater-se com sérias dificuldades financeiras e ficando a empreitada a marinar nos alicerces... 
Vai-se tornando um hábito enraizado por estas paragens.
Porque não, o município abrantino ter aproveitado o antigo edifício e usar aí a tal criatividade para remodelação desse mesmíssimo espaço, em vez de ter os olhos maiores do que a barriga e contar com o ovo nu cú da galinha?!  
Eles é que têm os livros...
Se mantivesse a geografia do terreno e respeitasse a traça original do Centro Histórico esta excelente autarquia bastante p’rá frentex em cenas vistosas, evitaria terraplanagens e obras faraónicas e ostensivas que implicam dispêndio supérfluo de energia nos edifícios climatizados e equipados com elevadores de carga em constante rotatividade para que as mercadorias possam vencer os diferentes pisos e assim menos destes fiascos nos seriam poupados nos impostos.
Em termos práticos por enquanto fica castrada a circulação nas ruas contiguas à nóvel obra de Santa Engrácia, com especial transtorno para o aborto instalado ao meio percurso da Esplanada 1º de Maio que faz tudo ziguezaguear em constantes congestionamentos de tráfego, maior consumo de combustíveis, emissão anormal de gases poluentes para a atmosfera e consequente desperdício de tempo.
Poderá este coisinho pequenininho e maneirinho em quartzito provindo do Pego ser oferendado à autarquia como prémio de distinção pela boa gestão tramitada aos nossos €uritos?
Hein?
Para que serve este bibelôt?!
Este singular objecto não será um bibelôt mas um amuleto com exactamente cento e dezassete milímetros de altura por cento e três milímetros no diâmetro maior!
Se o avistardes por aí à solta não o ignoreis nem o descureis, caro ciberleitor, pois se bem lhes tomardes o peso, melhor constatareis que servirá de excelente pisa-papéis!

2 comentários:

Joaquim disse...

Será este o novo cartão de visita de Abrantes, para turista ver?
Pelo menos reflete algumas das adjudicações camarárias feitas à pressa não referindo as obras de remodulação do centro escolar da Bemposta, inaugurado há quatro meses. Um dos itens passa pela substituição das pegas das portas! Veja bem só o tempo que aquilo durou! O soalho também não tardará a ser substituio e pelo andar da carruagem, os restantes centros escolares em breve entrarão em obras de restauro. Muito bem os meus avós me diziam que as cadelas apressadas parem os cachorros cegos.

O Cidadão abt disse...

Joaquim:

"...as cadelas apressadas parem os cachorros cegos..."

Nem mais!

A sabedoria popular confirma-se!

Primeiro foi o esbanjamento até secar a teta e a seguir bem poderia ser o lema da gestão autárquica nos últimos 19 anos!