.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os objectivos pretendidos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, padronizadas, politicamente correctas, adormecidas... ou espartilhadas por fórmulas e preconceitos. Embora parte dos seus artigos se possam "condimentar" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade de expressão" com libertinagem de expressão, considerando que "a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros"(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico, dinâmico, algo corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausado, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas incursões, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell). Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de interessantes sítios a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão abt com alguma dessas correntes... mas tão só a abertura e o consequente o enriquecimento resultantes da análise aos diferentes ideais e correntes de opinião, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais, válidos e úteis, dando especial primazia aos "nossos" blogues autóctones... Uma acutilância aqui, uma ironia ali, uma dica do além... Assim se vai construindo este blogue... Ligue o som e... Boas leituras.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PATA - PATA

PATA - PATA


O fim-de-semana de 8, 9 e 10 de Julho deste ano da graça de 2011 foi bastante duro cá para o Cidadão abt na medida em que ficou com o ventrículo esquerdo dilatado pelas grandiosas Festas dos Tabuleiros em que as de outrora já preenchiam algum espaço das boas memórias e por nada do mundo este praça as atraiçoaria!
Como sabeis, fiéis ciberleitores, a estação televisiva da pimbalhada à portuguesa, uma tal TVI, durante a semana transata anunciou a transmissão em directo do culminar desta maravilhosa festa no domingueiro dia 10 de Julho, a partir da cidade Templária!
É certo e sabido que cá o Cidadão abt deixaria o magnetoscópio programado para gravar este programa com início às 14.30horas e término às 18.00horas...
Como a ressaca foi tão grande quanto a dimensão desta festa e houve que escrutinar e ordenar mais de mil duzentas e cinquenta e três fotos por ruas e temas, o que deu um trabalhão do camandro, este vassalo das coisas belas não teve tempo de visionar a gravação até chegado o dia D.
Ora bem, o tal canal da TVI não deixando os seus méritos por mãos alheias, resolveu montar o estaminé do palco, ocupando um espaço no jardim do Mouchão com a nora dos alcatruzes a servir de fundo e vai de transmitir os diretos... 
Com o desfilar de uma panóplia de músicos pimbas... que nem vale a pena citar os nomes abrindo duas excepções para um Toy visivelmente constrangido com a situação, precisamente porque de todas as nulidades em parada, era o único que nos revelava um bom grau de cultura popular.
Qual não foi o espanto cá do Cidadão abt quando visionou em palco o psico-hermafrodita José Castelo Branco que, com as suas excentricidades e abjecções vem ridicularizando a imagem e dignidade dos homossexuais e transexuais!
“Pata-pata” cantarolava ele em Play-back, sob um ritmo africano de influências tecno!
Assim continuando durante um bom bocado, “pata-pata para aqui, “pata-pata” para ali, saracoteando a peidola perante o ar incrédulo de espanto e indignação dos videntes!
Aquela abécula não era para ali chamada, pois estava completamente desenquadrada do ambiente de culto festivo que consiste a Festa do Divino Espírito Santo!!!
E do desfile dos tabuleiros, népias!
Nestes momentos, supõe-se que as gentes com mobilidade reduzia quedadas por casa contando relembrar bons velhos tempos, se sentiu algo lograda...
Enquanto a bela da Cristina Ferreira mostrava as suas limitações culturais em palco, o Nuno Eiró cada vez mais se embrenhava com a sua semi-pêra no seio da multidão que atestava a Corredoura!
Há coisas fantásticas!
Neste entretanto os portões da Mata Nacional dos Sete Montes abriam-se de par em par sob os estampidos dos foguetes de morteiro enquanto o Toy, em directo para todo o país e o mundo em arredores, tentava salvar a honra do convento e a ignorância da cachopa apresentadora, enchendo chouriços com os seus conhecimentos de enólogo credenciado...
Ficámos a saber que o men kurte bué um tintol amadurecido em cascos de carvalho americano, casado com um bom queijo curado!
E o directo da cerimónia... nicles!
Mais um desfile de pimbas em que apenas se aproveitavam as majorettes, geralmente gajas boas... com tudo no sítio, e do monumental desfile da Procissão dos Tabuleiros, apenas eram reportados breves segundos de quando em vez!
Mais ou menos aí pelas 16.50horas quando seria suposto as moçoilas e seus companheiros estarem formados na Praça da República frente à Igreja de São João Baptista, num monumental erguer dos Tabuleiros precedido da meritosa Bênção do Padre-Cura... em vez do canal televisivo mostrar as cenas em directo, não é que do Mouchão para o palco, saltou novamente aquele ser esquisito que deveria estar perdido na tribo algures na Namíbia?
E vai daí, “pata-pata,” “pata-pata,” “pata-pata,” “pata-pata,” “pata-pata,” “pata-pata”...
Porra lá p’ra tanta pata-pata!!!
É que dava a sensação que o “marchant d’art mediátique” estaria a gozar com a Festa do Divino Espírito Santo!
Enfiado em botas mexicanas pontiagudas e de salto alto, foi tanta a “pata-pata,” mesmo muita “pata-pata” libertada por aquele híbrido tigrês em palco que a apresentadora desatinou de todo, resgatando-lhe o microfone das unhas!!! 
Mais tarde cá o Cidadão abt foi informado que haviam muitas cabeças inocentes entre uma caçadeira com “azagalotes” e o extratrrestre!!!
E o Cortejo dos Tabuleiros prosseguiu Corredoura acima, perante o olhar de um Passos Coelho extasiado, depois de ter refrescado a goela com a quarta essência de um prestimoso aguadeiro que disse ser uma combinação de “gasosa com cereja”...
Dos cerejeiros, claro... e mais tarde passou a ser “gasosa com morango”... Vá lá que nunca foi gasosa com cerveja senão estava a caneca entornada!
O patilhas que mais nos fazia lembrar um charrôco do que uma eiró, reportava estes grandiloquentes pormenores a partir da Praça da República, enquanto a colega Cristina se rebolava no chão do palco com o pastor António e uma boazona por detrás ia gemendo a todo o vapor: 
“como é que eu heidi, como é que eu heidi, como é que eu heidir embora”...
Enfim... terminado o direto da TVI, houve um rescaldo de escassos 15 minutos de Cortejo dos Tabuleiros num universo de 3.30horas de transmissão, revelando que durante a semana em que a equipe televisiva assentou arrais em Tomar, irrisória ou nada mais nos enriqueceu sobre o culto da maior festa religiosa que acontece em Portugal, dando a impressão que andaram o tempo todo a gozar com o pagode!
Daqui a quatro anos há mais, fazendo conta que nessa altura será melhor negociado o tempo de transmissão da verdadeira festa em direto, justificando a viabilidade de canais públicos de televisão que não se auto-promovam mas dignifiquem os nossos valores culturais!

8 comentários:

Joaquim disse...

Você é um maroto!Acertou em cheio na mouche do senso comum. A grande maioria dos tomarenses está em conformidade com o seu sentido crítico e muitos deles enviaram manifestações de protesto para a TVI.Aquilo que o canal de televisão foi fazer para Tomar está completamente descabido do ambiente e só revela que os tipos são uma cambada de ignorantes que nem se prestaram a fazer um trabalho de casa condigno!
Parabéns pelo seu humor que certamente não deixará ninguém indiferente!

Fátima disse...

Cidadão.
Foi indecente, uma autêntica palhaçada, a imagem que a TVI passou sobre a festa de culto e de âmbito internacional!
Sermos implacáveis para com os jornalistas de cabeça ôca, é pouco!
E ainda tiveram o desplante de levarem o José Castelo Branco para o sítio menos indicado!
A ignorância devia pagar impostos!
Que pobreza de espírito!
Enfim!

Maria Marques disse...

Oi caro cidadão !
É mesmo!Ignorância quanto baste em certos canais televisivos ...eu ainda me aventurei na esperança de ver imagens interessantes do cortejo mas qual o meu espanto,quando ,no momento mais alto da festa (bênção dos tabuleiros e a sua elevação em simultâneo),estava a TVI a "expor"directamente do Mouchão ,as caricaturas enfadonhas e afectadas do frívolo Castelo Branco !
Mas qual confusão ,meus senhores!
Não teria a TVI hipótese de ficar bem longe de Tomar?Misturar "pimbalhada" com valores culturais e históricos é no mínimo falta de respeito pela cidade de Tomar e seus habitantes.
Espero que tal situação não se repita!
Um abraço e obrigada pelo tema.

Maria Marques

O Cidadão abt disse...

Olá Joaquim...

Uma alma atenta, a deste Cidadão.

Falta é tempo para extravasar o humor... bem negro por vezes.

O Cidadão abt disse...

Olá, Fátima.

Pata-pata-pata...
Estes tipos da TVI penduraram-se na Festa dos Tabuleiros para se auto-promoverem!
Melhor ocasião seria difícil de encontrar para centro das atenções.

Aquilo é designado como um canal de inspiração cristã...
Não foi?

O Cidadão abt disse...

Olá Maria Marques...

Acha o Castelo Branco, frívolo?!!

Cum raio, o híbrido estava com um speed que não mais sossegava!

Trocaram o momento alto do cortejo pelo momento alto da avestruz!

Imagine o que seria se este spécimen aparecesse no centro da Praça da República, junto ao Gualdim Paes, no auge da cerimónia! Até lhe saltava o segredo!!!

btt100stress disse...

Caro Cidadão abt, já à algum tempo que não tínhamos oportunidade de ler algo tão correto e tão bem descritivo da realidade de um acontecimento.
Não leve a mal mas ganhou mais 7 adeptos ... nós os 7 elementos dos BT100Stress, ehehehehehehe, continuação de boas crónicas e aquele abraço diretamente de Tomar.
Os Btt100Stress!!!
http://btt100stress.blogspot.com

O Cidadão abt disse...

Yá, 100 stress!

Setenta e sete são as virgens de Alah...
Sete são os pecados...
Sete são as virtudes...
Sete são as ondas do mar...
Sete são as cores do arco-íris...
Sete são os dias da semana...
Sete sãos os novos fregueses com vontade de dar aos crenques...
Sejam bem-vindos aos obscuros meandros da mente em ebulição, na chafarica cá deste Cidadão!

Yá... 100 stress...